Evaluation of a Dentistry course based on the National Curricular Guidelines

a sectional study

Authors

  • Maria Helena Rodrigues Galvão Federal University of Rio Grande do Norte
  • Hannah Gil de Farias Morais Federal University of Rio Grande do Norte
  • Franklin Delano Soares Forte University of Paraíba
  • Cláudia Helena Soares de Morais Freitas University of Paraíba
  • Geraldo Eduardo Guedes de Brito University of Paraíba
  • Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa University of Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1785

Keywords:

Education Dental, Competency-Based Education, Health Human Resource Training, Curriculum

Abstract

The objective of the study was to evaluate, based on sight of teachers and students, an undergraduate course in Dentistry, based on the DCN. This is an observational and transversal study, with an exploratory, descriptive and evaluation methodology. The approach used was quantitative, through the application of online questionnaire, through an instrument with validated criteria. The sample used was census of professors and students of a Dentistry course. The dimension Teaching-and service integration got the best relative performance between the dimensions evaluated by both students and teachers. Most students considered the course appropriate to DCN (50.2%), while the majority of teachers considered it to be partially adequate (56.36%). The students were more satisfied with the formation provided in the course assigning higher mean values for all dimensions and sub-dimensions. Regarding the Profile of graduates, teachers and students attributed the worst performance to the sub-dimension "Autonomous", the best performance was attributed to the subdimensions "Generalist" and "Able to understand social reality". In the dimension health care guidance, teachers and students attributed better performance to the sub-dimension "Dental treatment", while the worst performance was attributed to "Multiprofessionality" and "Epidemiological Approach". In the Pedagogical Approach dimension, the best performance was attributed to the sub-dimensions "Teacher's Role" and "Teaching-Research-Extension Articulation", the worst performance was attributed by teachers and students to the sub-dimension "Curriculum Flexibilization". The dimension Teaching-and service integration and related sub-dimensions were well evaluated by both teachers and students. It was noticed that the main fragilities found are related to dimensions that approach the professional patient relationship and the relations between the dentist and the health team during the professional training. It is necessary to create reorientation strategies of training aimed at new teaching and learning methodological concepts for the implementation of DCN in the Dentistry course.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Helena Rodrigues Galvão, Federal University of Rio Grande do Norte

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba, é especialista em Gestão em Saúde Pública, mestre e doutoranda em Saúde Coletiva do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSCOL/UFRN). Atualmente é docente na área de Saúde Bucal Coletiva do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisadora no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e Cariologia Clínica da Universidade Federal da Paraíba. Possui experiencia na área de Saúde Coletiva, com ênfase na área de Saúde Bucal Coletiva, Epidemiologia, Avaliação de Politicas de Saúde e Formação de Recursos Humanos em Saúde.

Hannah Gil de Farias Morais, Federal University of Rio Grande do Norte

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Participou como bolsista de Programas de Iniciação Científica entre 2015 e 2017 (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq) Foi bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET - Saúde - Rede Cegonha entre 2013 e 2015. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas com área de concentração em Patologia oral e Estomatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Franklin Delano Soares Forte, University of Paraíba

Professor da Universidade Federal da Paraíba, Instituição Pública e de Qualidade. Mestrado em Odontopediatria pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003); Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas Universidade Estadual de Campinas (2017), Especialização em Ativação de processos de mudança na formação profissionais de saúde ENSP-FIO CRUZ (2010). Especialização pelo Programa de desenvolvimento docente para educadores das profissões da saúde pelo Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Instituto Regional BRASIL - Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de saúde bucal coletiva e Saúde Coletiva, com ênfase: atenção básica, saúde da família, cárie dentária, fluoretos, formação em saúde, interprofissionalidade.

Cláudia Helena Soares de Morais Freitas, University of Paraíba

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Odontologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorado Sandwich ? Centre de Recherche Médecine, Sciences, Santé et Societé -Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris/France (2003). Estágio Pós-Doutoral em Saúde Internacional na Universidade Nova de Lisboa - Lisboa/Portugal (2015-2016) É Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, nas áreas de Saúde Coletiva , Bioética e Estágios Supervisionados. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Humanas e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, formação em saúde, epidemiologia, ciências sociais e saúde e Avaliação de políticas, sistemas e programas de saúde. Orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador do Mestrado Profissional em Saúde da Família - Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família- Universidade Federal da Paraíba. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) - INEP ? Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Geraldo Eduardo Guedes de Brito, University of Paraíba

Professor Adjunto III do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atual coordenador do curso de graduação em Fisioterapia desta IES.Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestre em Saúde da Família pela UNESA (2007) e doutor em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ/PE . Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Saúde Coletiva, Atenção Básica e Saúde do Idoso. Docente permanente do Mestrado em Fisioterapia e do em Saúde Coletiva da UFPB e do Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENASF). Desenvolve atividades de pesquisa no Laboratório de Estudos e Práticas em Saúde Coletiva (LEPASC/UFPB).

Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa, University of Paraíba

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (2005), Mestrado em Odontologia (Odontologia Preventiva e Infantil) pela Universidade Federal da Paraíba (2007), Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015) e nível de Especialização em Ativação de Mudanças da Formação Superior de Profissionais de Saúde (ENSP/FIOCRUZ, 2011). Atualmente é Professora Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba, atuando na área de Saúde Coletiva do curso de Odontologia, no Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENASF/UFPB) e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

References

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Superior. Parecer n° 1.300 de 06 de novembro de 2001. Aprova as Diretrizes CurricularesNacionais para os cursos de Farmácia e Odontologia. Diário Oficial União. [internet] 07 Dez 2001. [Acesso em 6 jul. 2021]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/ arquivos/pdf/CES1300.pdf.

Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 18.ed. Brasília, DF: Senado, 1988. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União,Brasília, DF, 19 set. 1990a. Seção 1. [Acesso em 4 out. 2021]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Lei8142.pdf.

Moreira COF, Dias MSA. Diretrizes curriculares na saúde e as mudanças nos modelos de saúde e de educação. ABCS Health Sci. 2015;40(3):46-239.

Freitas SFT, Calvo MCM, Lacerda JT. Saúde Coletiva e Novas Diretrizes Curriculares em Odontologia: uma proposta para graduação. Trab Educ Saúde. 2012;10(2):223-34.

Morita MC, Kriger L, Carvalho ACP, Haddad AE. Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia. 1º ed. Maringá: Editora Artes Médicas, 2007, p.160.

Matos MS. Análise do perfil dos alunos e da dimensão ético- humanística na formação de cirurgiões-dentistas em dois cursos de odontologia da Bahia. 2006. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Da Bahia Faculdade de Educação, Salvador, 2006. [Acesso em 4 de out. de 2021]. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10459.

Toassi RFC, Stobaus CD, Mosquera JJM, Moyses SJ. Currículo integrado no ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface Comun Saúde Educ. 2012;16(41):529-44.

Silveira JLGC, Garcia VL. Mudança curricular em Odontologia: significados a partir dos sujeitos da aprendizagem. interface Comun Saúde Educ. 2015;19(52):145-58.

Pessoa TRRF, Noro LRA. Caminhos para a avaliação da formação em Odontologia: construção de modelo lógico e validação de critérios. Ciênc Saúde Coletiva. 2015;20(7):2277-90. 10. Campos FE, Ferreira JR, Feuerwerker L, Sena RR, Campos JJB, Cordeiro H, et al. Caminhos para aproximar a formação de profissionais de saúde das necessidade da atenção básica. Rev Bras Educ Méd. 2001;25(2):53-9.

Lampert JB. Avaliação institucional nos cursos de graduação na área de saúde: avaliar o quê e para quê. Cad ABEM. 2009;5(1):42-55.

Maroco J, Garcia-Marques T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach?Questões antigas e soluções modernas? Lab Psicol. 2006;4(1):65-90.

Frenk J, Chen L, Bhutta ZA, Cohen J, Crisp N, Evans T, et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. Lancet. 2010;376(9756):1923-58.

Neta AA, Alves MSCF. A comunidade como local de protagonismo na integração ensinoserviço e atuação multiprofissional. Trab Educ Saúde. 2016;14(1):221-35.

Pessoa TRRF. Caminhos para a avaliação da formação em Odontologia: construção de modelo lógico e validação de critérios. CiêncSaúde Coletiva. 2015;20(7):2277-90.

Senna MIB, Ruckert B, Pinto MJB, Lucas SD. Procedimentos de ensino adotados no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais: uma análise documental. Arq Odontol, 2015;51(3):129-37.

Chiarella T, Lima DB, Moura JC, Marques MCC, Marciglia RMG. A Pedagogia de Paulo Freire e o processo ensino aprendizagem na educação médica. Rev Bras Educ Méd.2015; 39(3):418-25.

Fadel CB, Baldani MH. Percepções de formandos do curso de Odontologia sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trab EducSaúde. 2013;11(2):339-54.

Araujo ME. Palavras e silêncios na educação superior em odontologia. Ciênc Saúde Coletiva. 2006;11(1):179-82.

Noro LRA, Torquato SM. Percepção sobre o aprendizado de saúde coletiva e o SUS entre alunos concludentes de curso de odontologia. Trab Educ Saúde. 2010;8(3):43-447.

Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Pereira CAL, Junior PMC. Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface. 2015;19(supl. 1):831-43.

Cavalheiro MTP, Guimarães AL. Formação para o SUS e os desafios da integração ensino serviço. Cad FNEPAS. 2011;1:19-27.

Amâncio Filho A. Dilemas e desafios da formação profissional em saúde. Interface Comunic Saúde Educ. 2004;8(15):375-80.

Published

16-02-2022

How to Cite

Rodrigues Galvão, M. H., Gil de Farias Morais, H. ., Delano Soares Forte, F. ., Soares de Morais Freitas, C. H. ., Guedes de Brito, G. E. ., & Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa, T. . (2022). Evaluation of a Dentistry course based on the National Curricular Guidelines: a sectional study. Revista Da ABENO, 22(2), 1785. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1785

Issue

Section

Article