Evasão acadêmica no curso de Odontologia de uma instituição pública e ações voltadas para mitigar o abandono discente

Autores

  • José Ronildo Lins do Carmo Filho Universidade Federal do Ceará
  • Maria Clara Ayres Estellita Universidade Federal do Ceará
  • Victória Geisa Brito de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Vitória Moraes Marques Universidade Federal do Ceará
  • Tales Freitas Dantas Universidade Federal do Ceará
  • Igor Ferreira Batista Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Julyana Raab Pereira de Mesquita Universidade Federal do Ceará
  • Ana Caroline Souza Barbosa Universidade Federal do Ceará
  • Maria Eneide Leitão de Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Mário Rogério Lima Mota Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1824

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Evasão Escolar, Estratégias de Saúde

Resumo

O estudo investigou aspectos da evasão e avaliou a satisfação de calouros no curso de Odontologia de uma instituição de ensino superior pública, além de relatar intervenções de combate ao abandono acadêmico desenvolvidas neste período. Trata-se de um estudo com uma fase observacional, transversal, descritiva, quanti-qualitativa, com aplicação de questionários; e outra intervencionista, com atividades voltadas ao combate à evasão. Foram entrevistados 74 alunos, matriculados no primeiro ano do curso, com idade entre 15 e 30 anos. Os dados foram expressos em frequências absoluta e percentual e analisados pelos testes exato de Fisher ou qui-quadrado de Pearson (p ≤ 0,05). Variáveis com associação significativa foram submetidas ao modelo de regressão logística multinomial (RLM). Observou-se que o grau de insatisfação com o curso foi maior entre os alunos com menor faixa etária (entre 15 e 20 anos) e menor renda familiar (até 2 salários mínimos). Além disso, cerca de 66% dos possíveis desistentes ainda não haviam vivenciado nenhum tipo de experiência prática odontológica, enquanto 69% dos que pretendem completar o curso já passaram por algum contato com vivências clínicas. A RLM revelou que a Odontologia não ser a primeira opção aumenta em 7,96 vezes a probabilidade de desistência do curso, independente do semestre.  Observou-se, ainda, redução nos índices de evasão a medida em que intervenções (cerimônia do jaleco, visita clínica guiada e apadrinhamento de alunos calouros) foram realizadas. Conclui-se que as ações implementadas para o combate de evasão no curso de Odontologia impactaram positivamente nos índices de abandono do curso nos semestres analisados.

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Biografia do Autor

José Ronildo Lins do Carmo Filho, Universidade Federal do Ceará

Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Maria Clara Ayres Estellita, Universidade Federal do Ceará

Curso de Odontologia, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasi

Victória Geisa Brito de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Curso de Odontologia, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Vitória Moraes Marques, Universidade Federal do Ceará

Curso de Odontologia, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Tales Freitas Dantas, Universidade Federal do Ceará

Curso de Odontologia, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Igor Ferreira Batista Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Curso de Odontologia, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Julyana Raab Pereira de Mesquita, Universidade Federal do Ceará

Curso de Odontologia, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Ana Caroline Souza Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Curso de Odontologia, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Maria Eneide Leitão de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Clínica Odontológica, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Mário Rogério Lima Mota, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Clínica Odontológica, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Referências

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Publicado

03-05-2023

Como Citar

Carmo Filho, J. R. L. do, Estellita, M. C. A., Oliveira, V. G. B. de, Marques, V. M., Dantas, T. F., Ribeiro, I. F. B., Mesquita, J. R. P. de, Barbosa, A. C. S., Almeida, M. E. L. de, & Mota, M. R. L. (2023). Evasão acadêmica no curso de Odontologia de uma instituição pública e ações voltadas para mitigar o abandono discente. Revista Da ABENO, 23(1), 1824 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1824

Edição

Seção

Artigos