Metodologias ativas para o desenvolvimento de competências de estudantes de Odontologia aplicadas à endodontia de dentes decíduos
estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.1887Palavras-chave:
Materiais de Ensino, Educação em Odontologia, Odontopediatria, Endodontia, Dente DecíduoResumo
O objetivo deste estudo piloto foi avaliar o uso de metodologias ativas de ensino- aprendizagem para o desenvolvimento de competências relacionadas à terapia pulpar em dentes decíduos por estudantes de Odontologia. A amostra foi composta por 24 alunos matriculados na Disciplina de Odontopediatria da Universidade Cruzeiro do Sul. Inicialmente, empregou-se aula expositiva dialogada, gamificação com quiz online na plataforma Kahoot! (8 questões de múltipla escolha) e vídeo de passo a passo da técnica endodôntica. Em seguida, realizou-se o laboratório de simulação com dentes decíduos com polpa artificial. Cada aluno realizou o tratamento em um incisivo central superior, com aquisição de duas radiografias (inicial e final) avaliadas por examinador treinado por meio de critérios qualitativos. Foram realizadas análises estatísticas descritiva e inferencial por meio dos testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher (α=5%). Os resultados mostraram 53,8% de acertos das 8 questões apresentadas no game Kahoot!, com pior desempenho dos alunos na competência “diagnóstico pulpar” (28,0%) e melhor desempenho na competência “técnica endodôntica em dentes decíduos” (72,0%). Em relação ao laboratório de simulação, o desempenho adequado do aluno foi de 79,2% para a etapa “forma de preparo”, 75,0% para “limite apical” e 66,7% para “obturação”, com valores estatisticamente significativos para todos os critérios avaliados, com exceção da etapa “obturação”. Conclui-se que as metodologias ativas utilizadas na terapia pulpar de dentes decíduos permitiram a avaliação do desempenho dos discentes por meio da identificação e registro da competência.
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