Metodologias ativas para o desenvolvimento de competências de estudantes de Odontologia aplicadas à endodontia de dentes decíduos

estudo piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.1887

Palavras-chave:

Materiais de Ensino, Educação em Odontologia, Odontopediatria, Endodontia, Dente Decíduo

Resumo

O objetivo deste estudo piloto foi avaliar o uso de metodologias ativas de ensino- aprendizagem para o desenvolvimento de competências relacionadas à terapia pulpar em dentes decíduos por estudantes de Odontologia. A amostra foi composta por 24 alunos matriculados na Disciplina de Odontopediatria da Universidade Cruzeiro do Sul. Inicialmente, empregou-se aula expositiva dialogada, gamificação com quiz online na plataforma Kahoot! (8 questões de múltipla escolha) e vídeo de passo a passo da técnica endodôntica. Em seguida, realizou-se o laboratório de simulação com dentes decíduos com polpa artificial. Cada aluno realizou o tratamento em um incisivo central superior, com aquisição de duas radiografias (inicial e final) avaliadas por examinador treinado por meio de critérios qualitativos. Foram realizadas análises estatísticas descritiva e inferencial por meio dos testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher (α=5%). Os resultados mostraram 53,8% de acertos das 8 questões apresentadas no game Kahoot!, com pior desempenho dos alunos na competência “diagnóstico pulpar” (28,0%) e melhor desempenho na competência “técnica endodôntica em dentes decíduos” (72,0%). Em relação ao laboratório de simulação, o desempenho adequado do aluno foi de 79,2% para a etapa “forma de preparo”, 75,0% para “limite apical” e 66,7% para “obturação”, com valores estatisticamente significativos para todos os critérios avaliados, com exceção da etapa “obturação”. Conclui-se que as metodologias ativas utilizadas na terapia pulpar de dentes decíduos permitiram a avaliação do desempenho dos discentes por meio da identificação e registro da competência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Florense Gabriela Silva, Universidade Cruzeiro do Sul

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Edson Carlos Coelho Junior, Universidade Cruzeiro do Sul

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Mayara Rangel, Universidade Cruzeiro do Sul

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Selita Barbosa de Almeida, Universidade Cruzeiro do Sul

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Michele Baffi Diniz, Universidade Cruzeiro do Sul

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Renata Oliveira Guaré, Universidade Cruzeiro do Sul

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Referências

Capra F. O ponto da mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. 33 ed. São Paulo: Cultrix; 2006.

Behrens MAO. Paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes; 2005.

Oliver R, Kersten H, Vinkka-Puhakka H, Alpasan G, Bearn D, Cema I, et al. Curriculum structure: principles and strategy. Eur J Dent Educ [Internet]. 2008;12(Suppl1):74-84. doi: https://doi.org/10.1111/j.1600-0579.2007.00482.x

Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Pinto NMM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Cienc Saude Colet. [Internet]. 2008;13(Sup2):2133-2144. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33 ed. São Paulo: Paz e Terra; 2006.

Maciel MMSA, Silva KBNKl, Melo JGA, Soares DM. Active methodology applied to dental education: a national panorama based on a bibliometric study. Arch Health Invest [Internet]. 2019;8(2):74-78. doi: http://dx.doi.org/10.21270/archi.v8i2.3218

Maranhão KM, Reis ACS. Recursos de gamificação e materiais manipulativos como proposta de metodologia ativa para motivação e aprendizagem no curso de graduação em odontologia. Rev Bras Educ Saude [Internet]. 2019;9(3):1-7. doi: https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6239

Reis VF, Rodrigues ABR. Relato de experiência da criação de um jogo: uma estratégia para educação em saúde a ser utilizada no programa saúde na escola. Saber Digit [Internet]. 2020 [citado em 17 de setembro de 2024];13(2):140-148. Disponível em: https://revistas.faa.edu.br/SaberDigital/article/view/907

Freeman S, Eddy SL, Smith MK, Okoroafor N, Jordt H, Wenderoth MP. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proc Natl Acad Sci U S A [Internet]. 2014;111(23):8410-8415. doi: https://doi.org/10.1073/pnas.1319030111

Cerqueira DF, Mello-Moura ACV, Santos EM, Guedes-Pinto AC. Cytotoxity, histopathological and clinical aspects of an endodontic iodoform-based paste used in pediatric dentistry. J Clin Ped Dent [Internet]. 2007;32(2):105-110. doi: https://doi.org/10.17796/jcpd.32.2.k1wx5571h2w85430

Kamaura D, Carvalho, GL, Lage-Marques JL, Antoniazzi JH. Avaliação do desempenho dos alunos de graduação durante a prática da técnica endodôntica. Rev ABENO [Internet]. 2003;3(2):33-40. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v3i2.1406

Carrard VC, Montagner, F. A iminente revolução no ensino: estamos preparados? Rev ABENO [Internet]. 2019;19(3):1. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.1000

Zyda M. From visual simulation to virtual reality to games. Computer [Internet]. 2005;38(9):25-32. doi: https://doi.org/10.1109/MC.2005.297

Michaelsen LK, Davidson N, Major CH. Team-based learning practices and principles in comparison with cooperative learning and problem-based learning. J Excell Coll Teach [Internet]. 2014 [citado em 17 de setembro de 2024];25(3-4):54-84. Disponível em: https://celt.miamioh.edu/ojs/index.php/JECT/article/view/466

Bruzamolin CD, Cardoso ER, Francisco SA, Botelho-Filho CR, Gabardo MCL. Uso de realidade virtual no ensino da Odontologia: um projeto piloto. Rev ABENO [Internet]. 2020;(2):131-136. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.1040

Possolli GE, Marchiorato AL, Nascimento GL. Gamificação como recurso educacional na área da saúde: uma revisão integrativa. Educ Tecnol [Internet]. 2020 [citado em 17 de setembro de 2024];23(3):783. Disponível em: https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/783

Matos EM, Arreguy OIMS, Jamelli SR, Souza FB, Carvalho EA. Aprendizagem Baseada em Equipes no ensino odontológico: o que pensam os estudantes? Rev ABENO. [Internet]. 2019;(4);91-101. doi: https://doi.org /10.30979/rev.abeno.v19i4.880

Fischer RMB. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Rev Bras Educ [Internet]. 2007 [citado em 14 de setembro de 2024];12(35):290-299. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ C35fNMQLPQrLKdSrwN54pxt/?format=pdf&lang=pt

Silva CM. O uso de vídeos como dispositivo pedagógico na formação em psicologia. Rev Bras Ensi Sup [Internet]. 2018;(2):103-118. doi: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2018.v4i2.2514.

Mello-Moura ACV, Bresolin CR, Moura-Netto C, Ito A, Araki AT, Imparato JCP, et al. Use of artificial primary teeth for endodontic laboratory research: experiments related to canal length determination. BMC Oral Health [Internet]. 2017;17(1):131. doi: https://doi.org/10.1186/s12903-017-0420-3

Publicado

11-12-2024

Como Citar

Silva, F. G., Coelho Junior, E. C., Rangel, M., Almeida, S. B. de, Diniz, M. B., & Guaré, R. O. (2024). Metodologias ativas para o desenvolvimento de competências de estudantes de Odontologia aplicadas à endodontia de dentes decíduos: estudo piloto. Revista Da ABENO, 24(1), 1887 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.1887

Edição

Seção

Artigos