Comparação dos métodos tradicional e ativo de educação no aprendizado de um tema de Oclusão Dentária
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.208Palavras-chave:
Educação Superior. Educação em Odontologia. Aprendizagem. Oclusão Dentária.Resumo
Este trabalho avalia o efeito dos métodos de ensino tradicional e ativo aplicados ao conteúdo “montagem de modelos em articulador semi-ajustável (ASA)”. Trata-se de um estudo transversal em relatórios de 49 alunos da disciplina de Oclusão, divididos aleatoriamente em dois grupos de atendimento mútuo em duplas. O grupo 1 (n=26) recebeu um artigo sobre o tema e as dúvidas foram resolvidas em debate, o grupo 2 (n=23) participou de aula expositiva seguida das práticas. Os dados foram compilados quanto às taxas de acertos nas etapas arco facial, montagem do modelo superior, registro intermaxilar, compensação da cera e montagem do modelo inferior. Foi realizada uma demonstração prévia de cada etapa e permitidos 20 minutos para realizar a atividade. Posteriormente, o grau de dificuldade foi quantificado. Foram considerados corretos os casos que reproduziram os contatos do paciente nos modelos. No Grupo 1 26,1% dos alunos apresentaram correta montagem e no Grupo 2 nenhum aluno apresentou correta montagem, 24,5% dos erros ocorreram na fase compensação de cera, 36,7% no registro intermaxilar, 2% na montagem do modelo inferior e nenhum na fase do arco facial. Os resultados sugerem que as técnicas ativas de aprendizado influenciaram positivamente e confirmam a necessidade de material didático específico para o entendimento e reprodução das relações intermaxilares, dirigido aos alunos em transição do ciclo teórico para o ciclo prático.Downloads
Referências
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