Comparação dos métodos tradicional e ativo de educação no aprendizado de um tema de Oclusão Dentária

Autores/as

  • Fernanda Nunes de Souza Faculdades São José
  • Renata Nunes Barros UFF
  • Cristina Costa de Almeida UFF
  • Marceli de França UFF
  • Armando Hayassy Faculdades São José

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.208

Palabras clave:

Educação Superior. Educação em Odontologia. Aprendizagem. Oclusão Dentária.

Resumen

Este trabalho avalia o efeito dos métodos de ensino tradicional e ativo aplicados ao conteúdo “montagem de modelos em articulador semi-ajustável (ASA)”. Trata-se de um estudo transversal em relatórios de 49 alunos da disciplina de Oclusão, divididos aleatoriamente em dois grupos de atendimento mútuo em duplas. O grupo 1 (n=26) recebeu um artigo sobre o tema e as dúvidas foram resolvidas em debate, o grupo 2 (n=23) participou de aula expositiva seguida das práticas. Os dados foram compilados quanto às taxas de acertos nas etapas arco facial, montagem do modelo superior, registro intermaxilar, compensação da cera e montagem do modelo inferior. Foi realizada uma demonstração prévia de cada etapa e permitidos 20 minutos para realizar a atividade. Posteriormente, o grau de dificuldade foi quantificado. Foram considerados corretos os casos que reproduziram os contatos do paciente nos modelos. No Grupo 1 26,1% dos alunos apresentaram correta montagem e no Grupo 2 nenhum aluno apresentou correta montagem, 24,5% dos erros ocorreram na fase compensação de cera, 36,7% no registro intermaxilar, 2% na montagem do modelo inferior e nenhum na fase do arco facial. Os resultados sugerem que as técnicas ativas de aprendizado influenciaram positivamente e confirmam a necessidade de material didático específico para o entendimento e reprodução das relações intermaxilares, dirigido aos alunos em transição do ciclo teórico para o ciclo prático.

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Biografía del autor/a

Fernanda Nunes de Souza, Faculdades São José

Professora nas disciplinas de oclusão e prótese dentária na faculdade de Odontologia das Faculdades São José Rio de Janeiro Brasil

Renata Nunes Barros, UFF

Doutora em Odontologia UFF 

Cristina Costa de Almeida, UFF

Professora Adjunta UFF Niterói, RJ

Marceli de França, UFF

Especialista em prótese dentaria

Armando Hayassy, Faculdades São José

Diretor da faculdade de Odontologia das Faculdades São José Rio de Janeiro Brasil

 

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Publicado

27-02-2016

Cómo citar

Souza, F. N. de, Barros, R. N., Almeida, C. C. de, França, M. de, & Hayassy, A. (2016). Comparação dos métodos tradicional e ativo de educação no aprendizado de um tema de Oclusão Dentária. Revista Da ABENO, 15(4), 60–66. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i4.208

Número

Sección

Artículo