Antitrombóticos em mapas conceituais
uma abordagem inovadora para o ensino de Farmacologia em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2241Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Anticoagulantes, Inibidores da Agregação Plaquetária, HemostasiaResumo
O objetivo desse estudo foi desenvolver mapas conceituais (MCs) sobre fármacos antitrombóticos direcionados ao ensino de Odontologia com informações baseadas em evidências científicas atualizadas. Inicialmente, os conceitos fundamentais foram identificados por meio de consulta à literatura científica. Em seguida, informações relacionadas aos fármacos antitrombóticos foram organizadas e as perguntas focais definidas. Os conceitos foram inseridos nos MCs e estabelecidas as relações conceituais. Para aprimorar os conceitos foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed, Scopus e Embase por revisões sistemáticas publicadas nos últimos dez anos utilizando os termos antithrombotics, antiplatelet, anticoagulants, antithrombotic therapy, dentistry e dental surgery. Ao total foram encontrados 23 artigos, 12 foram excluídos e, portanto, 11 artigos foram incluídos. Subsequentemente, os layouts dos MCs foram organizados por meio do aplicativo CmapTools (versão 6.04). Foram desenvolvidos oito MCs sobre processo hemostático, cascata da coagulação sanguínea, mecanismo de ação dos anticoagulantes e antiagregantes plaquetários, interação medicamentosa e alimentar. Os MCs produzidos contém informações essenciais para a formação do aluno de Odontologia acerca de um tema de grande importância, em especial para casos cirúrgicos. Estudos futuros serão conduzidos para testar a eficácia dos MCs sobre o aprendizado.
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