A Iniciação Científica como estratégia pedagógica para integrar ensino e serviço no SUS

Autores

  • Mateus Rodrigues Cunha Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Graciela Soares Fonsêca Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Maria Ercilia de Araujo Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Celso Zilbovicius Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.250

Palavras-chave:

Recursos Humanos em Saúde. Educação em Odontologia. Saúde Pública. Serviços de Integração Docente-Assistencial. Pesquisa sobre Serviços de Saúde.

Resumo

As atividades extramuros, tais como estágios supervisionados, disciplinas e atividades de ensino-extensão-pesquisa têm sido consideradas importantes na formação do cirurgião-dentista. O objetivo deste estudo é avaliar a Iniciação Científica (IC) no Sistema Único de Saúde (SUS) como estratégia de aprendizado extramuros e integração ensino-serviço. Para isso, um aluno de IC realizou um estudo qualitativo por meio de entrevistas, que investigou a percepção do gestor, usuários e servidores a respeito do sistema de saúde bucal no município de Carapicuíba/SP. A partir deste material foram elaboradas duas análises. A primeira foi uma Análise de Conteúdo, segundo proposto por Bardin, das entrevistas realizadas com usuários, servidores e gestor. A segunda, sobre a percepção do aluno quanto à experiência do trabalho realizado sem a presença do orientador. O estudante concluiu que a IC no ambiente do SUS possibilitou um diálogo crítico entre a realidade e o conteúdo teórico das legislações, regulamentações e da gestão de um sistema municipal de saúde bucal. Portanto, a IC é uma ferramenta rica para o aprendizado do SUS e para o desenvolvimento de habilidades do aluno de graduação, contribuindo para a formação de profissionais qualificados para atuar no sistema.

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Biografia do Autor

Mateus Rodrigues Cunha, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Departamento de Odontologia Social. Iniciação Cietífica em Saúde Coletiva.

Graciela Soares Fonsêca, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Departamento de Odontologia Social. Doutoranda em Ciências Odontológicas na FOUSP.

Maria Ercilia de Araujo, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Departamento de Odontologia Social da FOUSP. Professora Titular da área de Saúde Coletiva no .

Celso Zilbovicius, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Departamento de Odontologia Social da FOUSP.Professor da Disciplina de Ciências Sociais em Saúde FOUSP.

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Publicado

12-07-2016

Como Citar

Cunha, M. R., Fonsêca, G. S., de Araujo, M. E., & Zilbovicius, C. (2016). A Iniciação Científica como estratégia pedagógica para integrar ensino e serviço no SUS. Revista Da ABENO, 16(2), 33–44. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.250

Edição

Seção

Artigos