Desafios na formação do Cirurgião-Dentista para o SUS

Autores

  • Isis Maryana Poczapski Grande Universidade Positivo
  • Rayane Prochnow Universidade Positivo
  • Rafaela Saab Universidade Positivo
  • Eduardo Pizzatto

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.256

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Sistema Único de Saúde, Saúde da Família.

Resumo

A mudança na estrutura curricular realizada pelas escolas de Odontologia, com a inserção de estágios e clínicas integradas, fez com que o desafio da formação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS) fosse possível. Entretanto, ainda existem cursos e docentes que valorizam a Odontologia tecnicista, distanciando os futuros profissionais do atendimento generalista, que é uma das necessidades do SUS. Estas mudanças curriculares possibilitaram um processo de aprendizagem privilegiado, com a promoção e disseminação de saúde por meio de atividades coletivas, acolhimento ampliado em clínica e participação da sociedade em um trabalho de equipe. Neste contexto, a modificação curricular nos cursos de graduação em Odontologia é de extrema necessidade, porém sabe-se que essa mudança deve ser feita de maneira gradativa e constante, garantindo que as mudanças implementadas sejam eficazes e preparem os acadêmicos à sua vida profissional.

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Publicado

23-10-2016

Como Citar

Poczapski Grande, I. M., Prochnow, R., Saab, R., & Pizzatto, E. (2016). Desafios na formação do Cirurgião-Dentista para o SUS. Revista Da ABENO, 16(3), 2–6. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.256

Edição

Seção

Artigos