Organização didático pedagógica - estratégias para o desenvolvimento de competências
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.281Palavras-chave:
Educação em Odontologia. Currículo. Instituições de Ensino Superior. Educação Baseada em Competências. Ensino.Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Odontologia foram instituídas no ano de 2002 reorientando o ensino na direção da formação autônoma, pautada em princípios éticos e humanísticos, crítico-reflexiva, atuação em diferentes níveis de atenção e adequando-o às demandas sociais. Para alcançar estes objetivos a organização e metodologias tradicionais não têm se mostrado suficientes e novas estratégias pedagógicas têm sido propostas. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Brasil, com o propósito de caracterizar e analisar a estrutura curricular dos cursos. Foram pesquisadas 203 IES cadastradas no sistema de tramitação eletrônica de processos regulatórios das IES (e-MEC). Apenas 36 disponibilizavam integralmente os PPC na internet. 89% distribuem os conteúdos por disciplinas e 11% por módulos. Dos cursos que estão organizados por disciplinas, 53% agrupam-nas por áreas, eixos ou ciclos, mas sem demonstrar como acontece a integração dos conteúdos. Conclui-se que as instituições, mesmo após a realização das reformas curriculares, ainda necessitam realizar mudanças significativas para alcançar os objetivos das DCN.
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