Organização didático pedagógica - estratégias para o desenvolvimento de competências

Autores/as

  • Luhana Santos Gonzales Garcia Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Araçatuba, SP
  • Jussara Lança Lopes Universidade Estadual de Londrina
  • Beatriz Sartori da Silva Universidade Estadual de Marigá
  • Elisa Emi Tanaka Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.281

Palabras clave:

Educação em Odontologia. Currículo. Instituições de Ensino Superior. Educação Baseada em Competências. Ensino.

Resumen

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Odontologia foram instituídas no ano de 2002 reorientando o ensino na direção da formação autônoma, pautada em princípios éticos e humanísticos, crítico-reflexiva, atuação em diferentes níveis de atenção e adequando-o às demandas sociais. Para alcançar estes objetivos a organização e metodologias tradicionais não têm se mostrado suficientes e novas estratégias pedagógicas têm sido propostas. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Brasil, com o propósito de caracterizar e analisar a estrutura curricular dos cursos. Foram pesquisadas 203 IES cadastradas no sistema de tramitação eletrônica de processos regulatórios das IES (e-MEC). Apenas 36 disponibilizavam integralmente os PPC na internet. 89% distribuem os conteúdos por disciplinas e 11% por módulos. Dos cursos que estão organizados por disciplinas, 53% agrupam-nas por áreas, eixos ou ciclos, mas sem demonstrar como acontece a integração dos conteúdos. Conclui-se que as instituições, mesmo após a realização das reformas curriculares, ainda necessitam realizar mudanças significativas para alcançar os objetivos das DCN.

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Biografía del autor/a

Luhana Santos Gonzales Garcia, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Araçatuba, SP

Doutoranda no programa Ciências Odontológicas, área Saúde Bucal da Criança

Jussara Lança Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Estudante do Curso de Odontologia UEL

Beatriz Sartori da Silva, Universidade Estadual de Marigá

Residente em Odontopediatria UEM

Elisa Emi Tanaka, Universidade Estadual de Londrina

Chefe do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil da UEL

Citas

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Publicado

12-07-2016

Cómo citar

Santos Gonzales Garcia, L., Lança Lopes, J., Sartori da Silva, B., & Emi Tanaka, E. (2016). Organização didático pedagógica - estratégias para o desenvolvimento de competências. Revista Da ABENO, 16(2), 54–61. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.281

Número

Sección

Artículo