Acolhimento aos usuários do serviço de Odontologia de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.304Palavras-chave:
Acolhimento. Usuário. Humanização da AssistênciaResumo
O curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia desenvolve atividades clínicas no Módulo de Odontologia, um espaço de ensino e aprendizagem que oferta atendimento odontológico para população do município de Jequié/BA. Este estudo objetivou fazer uma análise do processo de acolhimento aos usuários deste serviço, de maneira a identificar como se dá a porta de entrada, e a percepção dos usuários sobre o atendimento prestado. Trata-se de um estudo essencialmente qualitativo, onde foi utilizado um roteiro semiestruturado para entrevistar 45 usuários. Os achados do material empírico foram divididos em 3 temas foco: Acesso ao atendimento odontológico, relação com professores e alunos durante o atendimento odontológico, e opinião sobre o serviço odontológico prestado. Os usuários consideraram terem sido bem recebidos, mas apontaram dificuldades relativas ao início do tratamento. No que tange à relação entre as partes durante o atendimento, os usuários ressaltaram pontos que indicam a existência de uma prática humanizada de atenção à saúde bucal. A análise dos depoimentos identificou falhas no processo de acolhimento aos usuários, o que leva a reflexões em torno da organização da “porta de entrada” e da continuidade do tratamento até sua resolução. Tais achados se constituem em valorosas informações para embasar discussões em torno da dinâmica de funcionamento do setor e numa formação dos graduandos de Odontologia que considere a importância de efetivação de todo o processo de acolhimento.
Downloads
Referências
Andrade EIG, Cotta RMM, Mitre SM. Avanços e desafios do acolhimento na operacionalização e qualificação do Sistema Único de Saúde na Atenção Primária: um resgate da produção bibliográfica do Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2012; 17(8): 2071-85.
Panizzi M, Franco TB. A implantação do acolher Chapecó reorganizando o processo de trabalho. In: Franco, TB. et al. (Orgs.). Acolher Chapecó: uma experiência de mudança do modelo assistencial com base no processo de trabalho. São Paulo: Hucitec; 2004. p.79-110.
Esmeraldo GROV, Lúcia CO, Keylla MMS, Michael AMA, Carlos EEF, Érica MNV. Análise do acolhimento na estratégia de saúde da família sob a perspectiva do usuário. Rev APS. 2009;12(2):119-30.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2008.
Brasil. Ministério da saúde. Conselho Nacional de saúde. XII Conferência Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.
Pereira AD, Freitas HMB, Ferreira CLLl. Atentando para as singularidades humanas na atenção à saúde por meio do diálogo e acolhimento. Rev Gaúcha Enferm. 2010; 31(1):55-6.
Mota LQ, Santos TA, Magalhães DBL. Humanização no atendimento odontológico: Acolhimento da subjetividade dos pacientes atendidos por alunos de graduação nos campos de estágio. Rev Bras Ciênc Saúde. 2012;16(4):537-44.
Merhy EE, Onocko R. Agir em saúde: um desafio para o público. 2.ed. São Paulo: Hucitec; 2002.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466 de 12 de Dezembro de 2012. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6.ed. São Paulo: HUCITEC/Abrasco;1999.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011.
Menezes RA, Speroni AV. Os sentidos do acolhimento: um estudo sobre o acesso à atenção básica em saúde no Rio de Janeiro. Cad Saúde Coletiva. 2014;22(4):380-5.
Lopes GVDO, Menezes TMO, Miranda AC, Araújo KL, Guimarães ELP. Acolhimento: quando o usuário bate a porta. Rev Bras Enferm. 2014;67(1):104-10.
Neves M, Pretto AS, Ely HC. Percepções de usuários e trabalhadores de saúde sobre a im-plantação do acolhimento em uma unidade de saúde em Porto Alegre-RS, Brasil. Rev Odontol UNESP. 2013;42(5):364-71.
Szpilman ARM, Oliveira AE. A percepção de usuários sobre os serviços de odontologia em unidades de saúde de Vila Velha (ES), Brasil. Rev Esp Saúde. 2011;12(2):28-37.
Sucupira AC. O acolhimento como expressão do direito à saúde. In: Prefeitura Municipal de Fortaleza. Secretaria Municipal de Saúde. Fortaleza humaniza SUS. Fortaleza. 2005.
Silva JAG, Mascarenhas MTM. Avaliação da atenção básica em saúde sob a ótica da integralidade: aspectos conceituais e metodológicos. In: Pinheiro R, Mattos RA. (Orgs.). Cuidado: as fronteiras da integralidade. São Paulo: Hucitec/ ABRASCO; 2004. p. 241-257.
Camello SHH, Angerami ELS, Silva EM, Mishima SM. Acolhimento à clientela: estudo em unidades básicas de saúde no Município de Ribeirão Preto. Rev Latinoam Enferm. 2000;8(4):30-7.
Coelho MO, Jorge MSO, Araújo ME. O acesso por meio do acolhimento na atenção básica à saúde. Rev Baiana Saúde Públ. 2009;33(3):440-52.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).