Acolhimento aos usuários do serviço de Odontologia de uma universidade pública

Autores

  • Patricia Elizabeth Souza Matos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Haroldo José Mendes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Mateus Lessa Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.304

Palavras-chave:

Acolhimento. Usuário. Humanização da Assistência

Resumo

O curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia desenvolve atividades clínicas no Módulo de Odontologia, um espaço de ensino e aprendizagem que oferta atendimento odontológico para população do município de Jequié/BA. Este estudo objetivou fazer uma análise do processo de acolhimento aos usuários deste serviço, de maneira a identificar como se dá a porta de entrada, e a percepção dos usuários sobre o atendimento prestado. Trata-se de um estudo essencialmente qualitativo, onde foi utilizado um roteiro semiestruturado para entrevistar 45 usuários. Os achados do material empírico foram divididos em 3 temas foco: Acesso ao atendimento odontológico, relação com professores e alunos durante o atendimento odontológico, e opinião sobre o serviço odontológico prestado. Os usuários consideraram terem sido bem recebidos, mas apontaram dificuldades relativas ao início do tratamento. No que tange à relação entre as partes durante o atendimento, os usuários ressaltaram pontos que indicam a existência de uma prática humanizada de atenção à saúde bucal. A análise dos depoimentos identificou falhas no processo de acolhimento aos usuários, o que leva a reflexões em torno da organização da “porta de entrada” e da continuidade do tratamento até sua resolução. Tais achados se constituem em valorosas informações para embasar discussões em torno da dinâmica de funcionamento do setor e numa formação dos graduandos de Odontologia que considere a importância de efetivação de todo o processo de acolhimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Elizabeth Souza Matos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora na área de Odontologia em Saúde Coletiva pela FOB/USP.

Professora Adjunta do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Haroldo José Mendes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor na área de Odontologia em Saúde Coletiva pela FOB/USP.

Professor Adjunto do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mateus Lessa Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Aluno do curso de odontologia da Universidade estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Referências

Andrade EIG, Cotta RMM, Mitre SM. Avanços e desafios do acolhimento na operacionalização e qualificação do Sistema Único de Saúde na Atenção Primária: um resgate da produção bibliográfica do Brasil. Ciênc Saúde Coletiva. 2012; 17(8): 2071-85.

Panizzi M, Franco TB. A implantação do acolher Chapecó reorganizando o processo de trabalho. In: Franco, TB. et al. (Orgs.). Acolher Chapecó: uma experiência de mudança do modelo assistencial com base no processo de trabalho. São Paulo: Hucitec; 2004. p.79-110.

Esmeraldo GROV, Lúcia CO, Keylla MMS, Michael AMA, Carlos EEF, Érica MNV. Análise do acolhimento na estratégia de saúde da família sob a perspectiva do usuário. Rev APS. 2009;12(2):119-30.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2008.

Brasil. Ministério da saúde. Conselho Nacional de saúde. XII Conferência Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

Pereira AD, Freitas HMB, Ferreira CLLl. Atentando para as singularidades humanas na atenção à saúde por meio do diálogo e acolhimento. Rev Gaúcha Enferm. 2010; 31(1):55-6.

Mota LQ, Santos TA, Magalhães DBL. Humanização no atendimento odontológico: Acolhimento da subjetividade dos pacientes atendidos por alunos de graduação nos campos de estágio. Rev Bras Ciênc Saúde. 2012;16(4):537-44.

Merhy EE, Onocko R. Agir em saúde: um desafio para o público. 2.ed. São Paulo: Hucitec; 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466 de 12 de Dezembro de 2012. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6.ed. São Paulo: HUCITEC/Abrasco;1999.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011.

Menezes RA, Speroni AV. Os sentidos do acolhimento: um estudo sobre o acesso à atenção básica em saúde no Rio de Janeiro. Cad Saúde Coletiva. 2014;22(4):380-5.

Lopes GVDO, Menezes TMO, Miranda AC, Araújo KL, Guimarães ELP. Acolhimento: quando o usuário bate a porta. Rev Bras Enferm. 2014;67(1):104-10.

Neves M, Pretto AS, Ely HC. Percepções de usuários e trabalhadores de saúde sobre a im-plantação do acolhimento em uma unidade de saúde em Porto Alegre-RS, Brasil. Rev Odontol UNESP. 2013;42(5):364-71.

Szpilman ARM, Oliveira AE. A percepção de usuários sobre os serviços de odontologia em unidades de saúde de Vila Velha (ES), Brasil. Rev Esp Saúde. 2011;12(2):28-37.

Sucupira AC. O acolhimento como expressão do direito à saúde. In: Prefeitura Municipal de Fortaleza. Secretaria Municipal de Saúde. Fortaleza humaniza SUS. Fortaleza. 2005.

Silva JAG, Mascarenhas MTM. Avaliação da atenção básica em saúde sob a ótica da integralidade: aspectos conceituais e metodológicos. In: Pinheiro R, Mattos RA. (Orgs.). Cuidado: as fronteiras da integralidade. São Paulo: Hucitec/ ABRASCO; 2004. p. 241-257.

Camello SHH, Angerami ELS, Silva EM, Mishima SM. Acolhimento à clientela: estudo em unidades básicas de saúde no Município de Ribeirão Preto. Rev Latinoam Enferm. 2000;8(4):30-7.

Coelho MO, Jorge MSO, Araújo ME. O acesso por meio do acolhimento na atenção básica à saúde. Rev Baiana Saúde Públ. 2009;33(3):440-52.

Downloads

Publicado

21-12-2016

Como Citar

Matos, P. E. S., Mendes, H. J., & Santana, M. L. (2016). Acolhimento aos usuários do serviço de Odontologia de uma universidade pública. Revista Da ABENO, 16(4), 85–94. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.304

Edição

Seção

Artigos