Acolhimento aos usuários do serviço de Odontologia de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.304Palabras clave:
Acolhimento. Usuário. Humanização da AssistênciaResumen
O curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia desenvolve atividades clínicas no Módulo de Odontologia, um espaço de ensino e aprendizagem que oferta atendimento odontológico para população do município de Jequié/BA. Este estudo objetivou fazer uma análise do processo de acolhimento aos usuários deste serviço, de maneira a identificar como se dá a porta de entrada, e a percepção dos usuários sobre o atendimento prestado. Trata-se de um estudo essencialmente qualitativo, onde foi utilizado um roteiro semiestruturado para entrevistar 45 usuários. Os achados do material empírico foram divididos em 3 temas foco: Acesso ao atendimento odontológico, relação com professores e alunos durante o atendimento odontológico, e opinião sobre o serviço odontológico prestado. Os usuários consideraram terem sido bem recebidos, mas apontaram dificuldades relativas ao início do tratamento. No que tange à relação entre as partes durante o atendimento, os usuários ressaltaram pontos que indicam a existência de uma prática humanizada de atenção à saúde bucal. A análise dos depoimentos identificou falhas no processo de acolhimento aos usuários, o que leva a reflexões em torno da organização da “porta de entrada” e da continuidade do tratamento até sua resolução. Tais achados se constituem em valorosas informações para embasar discussões em torno da dinâmica de funcionamento do setor e numa formação dos graduandos de Odontologia que considere a importância de efetivação de todo o processo de acolhimento.
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