Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de Odontologia: opinião de formandos de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.326Palavras-chave:
Currículo. Odontologia. Educação em Odontologia.Resumo
Este estudo investigou a opinião de formandos em Odontologia de uma universidade pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) implantadas no curso. Foi realizado um estudo transversal quanti-qualitativo com aplicação de questionário aos primeiros concluintes do curso (em 2010, 2011 e 2012) após a implantação do novo currículo em uma universidade pública da região Centro-Oeste em 2006. Foi realizada estatística descritiva e análise de conteúdo temática. Dos 158 respondentes (taxa de resposta=98,8%), 60,8% relataram que já tinham ouvido falar das DCN e 36,7% tinham lido total ou parcialmente o documento das diretrizes. 63,9% dos formandos tiveram uma opinião negativa sobre a mudança curricular e esta foi associada a não leitura das DCN. Na análise qualitativa das justificativas para as opiniões, três categorias emergiram: estrutura curricular, processos de ensino-aprendizagem e perfil do egresso. As opiniões foram conflitantes na maioria dos aspectos e revelaram questões que necessitam de maior aprofundamento. Parte dos problemas ou equívocos apontados pelos estudantes referem-se à operacionalização do curso e requerem medidas de ajustes para sua superação. Concluiu-se que houve pouco conhecimento das DCN e predomínio de opiniões negativas acerca do currículo vigente entre os formandos.
Downloads
Referências
Murtomaa H. Dental education in Europe. Eur J Dent Educ. 2009;3(1):1-2.
Haden NK, Hendricson WD, Kassebaum DK, Ranney RR, Weinstein G, Anderson EL, Valachovic RW. Curriculum change in dental education. J Dent Educ. 2010; 74(5):539-57.
Loomer PM, Masalu JR, Mimghaba E, Perry DA. New curriculum in dentistry for Tanzania: competency-based education for patient and population health (2008-2011). J Public Health Policy. 2012; 33(1):92-109.
Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União 1996; 23 dez.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União 2002; 04 mar.
Morita MC, Kriger L, Carvalho ACP, Haddad AE. Implantação das diretrizes curriculares nacionais em odontologia. Projeto de Cooperação Técnica (ABENO/ OPAS/ MS). Maringá: Dental Press; 2007.
Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria interministerial n. 2.101, de 3 de novembro de 2005. Institui o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde – para os cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Odontologia. Diário Oficial da União 2005.
Junges R, Stello RS, Portella FF, Rösing CK, Samuel SMW. Impact of the implantation of a new curriculum in the process of learning in a Faculty of Dentistry in Brazil. Braz Oral Res. 2011;25(6):478-84.
Vieira GM, Canto GL. Avaliação da reforma curricular do curso de odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Rev ABENO. 2012;12(2):198-206.
Ferreti LH, Appel TG, Miguel LCM, Madeira L. Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLE. Rev ABENO. 2012;12(2):155-62.
Fadel CB, Baldani MH. Percepções de formandos do curso de odontologia sobre as diretrizes curriculares nacionais. Trab Educ Saúde. 2013; 11(2):339-54.
Toassi RFC, Souza JM, Baumgarten A, Rosing CK. Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil. Rev ABENO. 2012; 12(2):170-77.
Zilbovicius C, Araujo ME, Botazzo C, Frias AC, Junqueira SR, Junqueira CR. A paradigm shift in predoctoral dental curricula in Brazil: Evaluating the process of change. J Dent Educ. 2011;75(4):557-64.
Gabriel M, Tanaka EE. Formação profissional em Odontologia: percepção discente da interação curricular. Rev ABENO. 2011;11(1):19-22.
Silveira JLGC, Garcia VL. Curricular change within dentistry: meanings according to the subjects of the learning. Interface Comun Saúde Educ. 2015;19(52):145-58.
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Odontologia. Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Goiás. Goiânia; 2009. [Acesso em 23 maio 2016]. Disponível em: http://www.odonto.ufg.br/up/133/o/PPC_FO_UFG.pdf.
Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria interministerial nº 421, de 3 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e dá outras providências. Diário Oficial da União 2010; 5 mar.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2011.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 14ª Ed. São Paulo: HUCITEC; 2014.
Lemos CLS, Fonseca SG. Saberes e práticas curriculares: um estudo de um curso superior na área da saúde. Interface Comun Saúde Educ. 2009;3(28):57-69.
Haden NK, Hendricson WD, Kassebaum DK, Ranney RR, Weinstein G, Anderson EL, Valachovic RW. Curriculum change in dental education. J Dent Educ. 2010; 74(5):539-57.
Wernek MAF, Senna MIB, Drumond MM, Lucas SD. Nem tudo é estágio: contribuições para o debate. Ciênc Saúde Coletiva. 2010; 15(1):221-31.
Costa SM, Silveira MF, Durães SJA, Abreu MHNG, Bonan PRF. Perceptions of dental students regarding dentistry, the job market and the public healthcare system. Ciênc Saúde Coletiva. 2012;17(5):1285-
Moimaz, SAS. et al. Representação social de acadêmicos de odontologia sobre a área de Odontologia Social. Rev ABENO. 2006; 6(2):145-9.
Fagundes NC, Burnham TF. Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde. Interface Comun Saúde Educ. 2005;9(16) :105-14.
Badan DEC, Marcelo VC, Rocha DG. Percepção e utilização dos conteúdos de saúde coletiva por cirurgiões-dentistas egressos da Universidade Federal de Goiás. Ciênc Saúde Coletiva. 2010; 15(supl.1) :1811-18.
Freire MCM, Jordão LMR, Ferreira NP, Leles CR, Nunes MF, Queiroz MG. Motivation towards career choice of Brazilian freshman students in a fifteen-year period. J Dent Educ. 2011;75(1):115-21.
Spallek H, O’Donnell JA, Yoo YIJ. Preparing faculty members for significant curricular revisions in a school of dental medicine. J Dent Educ. 2010;74(3):275-88.
Freitas SFT, Calvo MCM, Lacerda JT. Saúde coletiva e novas diretrizes curriculares em odontologia: uma proposta para graduação. Trab Educ Saúde. 2012; 10(2):223-34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).