Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de Odontologia: opinião de formandos de uma universidade pública

Autores

  • Fernanda Tenório Lopes Barbosa
  • Sarah Rozette Teixeira
  • Maria de Fátima Nunes
  • Maria do Carmo Matias Freire Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0001-6078-6728

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.326

Palavras-chave:

Currículo. Odontologia. Educação em Odontologia.

Resumo

Este estudo investigou a opinião de formandos em Odontologia de uma universidade pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) implantadas no curso. Foi realizado um estudo transversal quanti-qualitativo com aplicação de questionário aos primeiros concluintes do curso (em 2010, 2011 e 2012) após a implantação do novo currículo em uma universidade pública da região Centro-Oeste em 2006. Foi realizada estatística descritiva e análise de conteúdo temática. Dos 158 respondentes (taxa de resposta=98,8%), 60,8% relataram que já tinham ouvido falar das DCN e 36,7% tinham lido total ou parcialmente o documento das diretrizes. 63,9% dos formandos tiveram uma opinião negativa sobre a mudança curricular e esta foi associada a não leitura das DCN. Na análise qualitativa das justificativas para as opiniões, três categorias emergiram: estrutura curricular, processos de ensino-aprendizagem e perfil do egresso. As opiniões foram conflitantes na maioria dos aspectos e revelaram questões que necessitam de maior aprofundamento. Parte dos problemas ou equívocos apontados pelos estudantes referem-se à operacionalização do curso e requerem medidas de ajustes para sua superação. Concluiu-se que houve pouco conhecimento das DCN e predomínio de opiniões negativas acerca do currículo vigente entre os formandos. 

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Matias Freire, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás

Profa. Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás

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Publicado

21-12-2016

Como Citar

Barbosa, F. T. L., Teixeira, S. R., Nunes, M. de F., & Freire, M. do C. M. (2016). Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de Odontologia: opinião de formandos de uma universidade pública. Revista Da ABENO, 16(4), 61–71. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.326

Edição

Seção

Artigos