Coerência entre editais de concurso público para professores e Diretrizes Curriculares dos cursos de Odontologia

Autores

  • Raul Elton Araújo Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luiz Roberto Augusto Noro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.336

Palavras-chave:

Seleção de Pessoal. Educação Superior. Educação em Odontologia. Instituições de Ensino Superior.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo traçar o perfil dos editais para seleção de professores de cursos de Odontologia em instituições públicas e analisar a coerência entre esses processos seletivos com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). A pesquisa foi desenvolvida utilizando os editais de concurso de universidades públicas no período de 2009 a 2014, com conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Os resultados demonstram que a maioria dos processos seletivos é desenvolvida em quatro etapas: prova escrita, prova didática, defesa de memorial e análise de currículo. O perfil do processo seletivo encontrado remete à repetição de modelos tradicionais de ensino, com excessiva valorização da especialidade e fragmentação dos conhecimentos em disciplinas, não demonstrando coerência entre o que se recomenda nas DCN e os editais analisados nesse estudo. Para que o perfil dos egressos esteja em consonância com o preconizado pelas DCN, um desafio a ser enfrentado é pensar maneiras de reformular o processo seletivo para professores de Odontologia, assim como investir em processos de desenvolvimento docente permanente.

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Biografia do Autor

Luiz Roberto Augusto Noro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Odontologia

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Publicado

21-12-2016

Como Citar

Borges, R. E. A., & Noro, L. R. A. (2016). Coerência entre editais de concurso público para professores e Diretrizes Curriculares dos cursos de Odontologia. Revista Da ABENO, 16(4), 29–39. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.336

Edição

Seção

Artigos