Coerência entre editais de concurso público para professores e Diretrizes Curriculares dos cursos de Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.336Palabras clave:
Seleção de Pessoal. Educação Superior. Educação em Odontologia. Instituições de Ensino Superior.Resumen
O presente estudo tem como objetivo traçar o perfil dos editais para seleção de professores de cursos de Odontologia em instituições públicas e analisar a coerência entre esses processos seletivos com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). A pesquisa foi desenvolvida utilizando os editais de concurso de universidades públicas no período de 2009 a 2014, com conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Os resultados demonstram que a maioria dos processos seletivos é desenvolvida em quatro etapas: prova escrita, prova didática, defesa de memorial e análise de currículo. O perfil do processo seletivo encontrado remete à repetição de modelos tradicionais de ensino, com excessiva valorização da especialidade e fragmentação dos conhecimentos em disciplinas, não demonstrando coerência entre o que se recomenda nas DCN e os editais analisados nesse estudo. Para que o perfil dos egressos esteja em consonância com o preconizado pelas DCN, um desafio a ser enfrentado é pensar maneiras de reformular o processo seletivo para professores de Odontologia, assim como investir em processos de desenvolvimento docente permanente.
Descargas
Citas
Freitas SFT, Calvo MCM, Lacerda JT. Saúde coletiva e novas diretrizes curriculares em odontologia: uma proposta para graduação. Trab Educ Saúde. 2012; 10(2):223-34.
Feuerwerker LCM. Educação dos profissionais de saúde hoje - problemas, desafios, perspectivas e as propostas do Ministério da Saúde. Rev ABENO. 2003; 3(1):24-7.
Goldwasser RS. A Prova Prática no Processo de Seleção do Concurso de Residência Médica. Rev Bras Educ Méd. 2006; 30(3):115-24.
Diógenes VCN, Souza GCA, Emiliano GBG, José Júnior FL, Suliano AA. Teaching-learning process in times of the Unifield Health System (SUS): training of faculty and dental surgeons in Brazil. Rev Odonto Ciênc. 2010; 25(1):92-6.
Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Pereira CAL, Carvalho Júnior PM. Reorientação na formação de cirurgiões-dentistas: o olhar dos preceptores sobre estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface 2015; 19(supl.1) :831-43.
Conselho Federal de Odontologia (CFO). Distribuição de cursos de Odontologia /Brasil. [Acesso em 25 out. 2016]. Disponível em: http://cfo.org.br/wp-content/uploads /2009/10/quadro_estatistico_faculdade.pdf
Resolução CNE/CES no 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União. 23 Jun 2014.
Carvalho RB, Costa TBC, Gomes MJ, Santos KT, Guerra SMG. Formação docente em odontologia no Brasil: sugestões de mudanças após as diretrizes curriculares nacionais. Rev Bras Pesq Saúde. 2010; 12(4):39-44.
Secco LG, Pereira MLT. Concepções de qualidade de ensino dos coordenadores de graduação: uma análise dos cursos de odontologia do Estado de São Paulo. Interface Comun Saúde Educ. 2010;8(15) :313-30.
Gomes CS, Nadaes MR, Senna MMA, Gouvêa MV, Dias NM, Sirimarco PN. Perspectiva do ensino odontológico na ótica do discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense: novas diretrizes curriculares e perfil profissional. Rev ABENO. 2012; 12(2):233-39.
Toassi RFC, Stobaus CD, Mosquera JJM, Moyses SJ. Currículo Integrado no ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface Comun Saúde Educ. 2012; 16(41):529-42.
Batista NA. Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise. Trab Educ Saúde. 2005; 3(2):283-94.
Machado JLM, Machado VM, Vieira JE. Formação e seleção de docentes para currículos inovadores na graduação em saúde. Rev Bras Educ Méd. 2011; 35(3) :326-33.
Lampert JB, Perim GL, Aguilar-da-Silva RH, Stella RCR, Abdala IG, Costa NMSC. Mundo do trabalho no contexto da formação. Rev Bras Educ Méd. 2009; 33(1 Supl.1):35-43.
Anastasiou LGC. Da visão de ciência à organização curricular. IN: Anastasiou, LGC. Processos de Aprendizagem na universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE 2005. p. 45-63.
Costa ICC. Os sete saberes necessários a educação do futuro e planejamento das ações de saúde: algumas reflexões e confluências. Rev ABENO. 2007;7(2):122-9.
Lazarin CA, Francischetti I. Educação Permanente: uma ferramenta para o desenvolvimento docente na graduação. Rev Bras Educ Méd. 2010;34(4):481-6.
Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi-de-Mendonça JM, Morais-Pinto NMM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc Saúde Coletiva. 2008;13(Supl 2):2133-44.
Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
Morin E. Os sete saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Cortez, 1999.
Carabetta Júnior V, Cury MCFS. A contribuição da coordenação pedagógica na escola de Medicina. Rev Bras Educ Méd. 2007; 31(1):44-51.
Lazarrin HC, Nakama L, Cordoni JL. O papel do professor na percepção dos alunos de Odontologia. Saúde Soc. 2007; 16(1):90-101.
Freitas VP, Carvalho RB, Gomes MJ, Figueiredo MC, Faustino-Silva DD. Mudança no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em odontologia com utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. RFO UPF. 2009; 4(2):163-67.
Baltazar MMM. Profissão, Docente de Odontologia: O desafio da Pós-Graduação na Formação de Professores. Trab Educ Saúde. 2010; 8(2):285-303.
Mendonça ET, Cotta RMM, Lelis VP, Carvalho Júnior PM. Paradigmas e tendências do ensino universitário: a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de formação docente. Interface Comun Saúde Educ. 2015;19(53):373-86
Noro LRA, Farias-Santos BCS, Souza PHS, Pinheiro IAG, Borges REA, Nunes LMF et al. O professor (ainda) no centro de processo ensino-aprendizagem. Rev ABENO. 2015; 15(1):2-11.
Rêgo CI, Batista SH. Desenvolvimento Docente nos Cursos de Medicina: um Campo Fecundo. Rev Bras Educ Méd. 2012; 36(3):317-24.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).