O método de aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Radiologia Odontológica

Autores

  • Neiandro dos Santos Galvão Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP/UNICAMP
  • Sergio Lins de-Azevedo-Vaz
  • Matheus Lima Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.350

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Radiologia. Ensino.

Resumo

Na presente pesquisa propôs-se avaliar a opinião de estudantes de Odontologia quanto à experiência vivenciada mediante aplicação da aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning - PBL) na disciplina de Radiologia Odontológica. A amostra foi composta por 138 estudantes de uma instituição de ensino privada, sendo a maior parte do gênero feminino (75,20%, n = 104). Houve predomínio da faixa etária de 19 a 20 anos (39,59%, n = 56), de estudantes oriundos de escolas públicas (62,19%, n = 86) e com renda familiar mensal entre R$ 4.501,00 e R$ 9.500,00 (22,79%; n = 32). Quando questionados sobre o método PBL, um total de 127 (92,00%) considerava válida a experiência com novos métodos de ensino-aprendizagem e 129 (93,53%) não o conheciam. Ainda, 123 (89,05%) acreditavam que a timidez pode atrapalhar o estudante no método PBL e 113 (82,14%) concordavam que o professor tem uma participação discreta nessa metodologia de ensino. Após a avaliação, 108 estudantes (78,49%) não se mostraram satisfeitos com a nota atribuída e 105 (76,38%) não gostariam de estudar em uma Instituição na qual todas as disciplinas utilizassem o PBL. Concluiu-se que os estudantes participantes deste estudo apresentaram dificuldades com o método PBL e não estiveram plenamente satisfeitos quando participaram de atividades nesse formato. Acredita-se que esses achados possam ser explicados pelas peculiaridades de abordagem dos conteúdos e critérios de avaliação que envolvem habilidades e competências, indicadores que vão além do conhecimento cognitivo e com os quais os estudantes não estão habituados.

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Biografia do Autor

Neiandro dos Santos Galvão, Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP/UNICAMP

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Publicado

21-12-2016

Como Citar

Galvão, N. dos S., de-Azevedo-Vaz, S. L., & Oliveira, M. L. (2016). O método de aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Radiologia Odontológica. Revista Da ABENO, 16(4), 72–78. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.350

Edição

Seção

Artigos