O método de aprendizagem baseada em problemas na disciplina de Radiologia Odontológica
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.350Palabras clave:
Aprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Radiologia. Ensino.Resumen
Na presente pesquisa propôs-se avaliar a opinião de estudantes de Odontologia quanto à experiência vivenciada mediante aplicação da aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning - PBL) na disciplina de Radiologia Odontológica. A amostra foi composta por 138 estudantes de uma instituição de ensino privada, sendo a maior parte do gênero feminino (75,20%, n = 104). Houve predomínio da faixa etária de 19 a 20 anos (39,59%, n = 56), de estudantes oriundos de escolas públicas (62,19%, n = 86) e com renda familiar mensal entre R$ 4.501,00 e R$ 9.500,00 (22,79%; n = 32). Quando questionados sobre o método PBL, um total de 127 (92,00%) considerava válida a experiência com novos métodos de ensino-aprendizagem e 129 (93,53%) não o conheciam. Ainda, 123 (89,05%) acreditavam que a timidez pode atrapalhar o estudante no método PBL e 113 (82,14%) concordavam que o professor tem uma participação discreta nessa metodologia de ensino. Após a avaliação, 108 estudantes (78,49%) não se mostraram satisfeitos com a nota atribuída e 105 (76,38%) não gostariam de estudar em uma Instituição na qual todas as disciplinas utilizassem o PBL. Concluiu-se que os estudantes participantes deste estudo apresentaram dificuldades com o método PBL e não estiveram plenamente satisfeitos quando participaram de atividades nesse formato. Acredita-se que esses achados possam ser explicados pelas peculiaridades de abordagem dos conteúdos e critérios de avaliação que envolvem habilidades e competências, indicadores que vão além do conhecimento cognitivo e com os quais os estudantes não estão habituados.
Descargas
Citas
Mitre SM, Siqueira-Batista R, Girardi MJM, Morais-Pinto NM, Meirelles CAB, Pinto-Porto C, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profis-sional em saúde: debates atuais. Ciênc Saúde Coletiva. 2008;13(Supl 2):S2133-44.
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33a ed. São Paulo: Paz e Terra; 2006.
Prado AS. Alternativas pedagógicas em uma disciplina de mestrado de um curso de odontologia. Um projeto exploratório [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2005.
Davis BG. Tools for teaching. New York: John Wiley & Sons, 2009.
Rohlin M, Petersson K, Svensater G. The Malmo model: a problem-based learning curriculum in undergraduate dental education. Eur J Dent Educ. 1998;2(3):103-14.
Kassebaum DK, Hendricson WD, Taft T, Haden NK. The dental curriculum at North American dental institutions in 2002-03: a survey of current structure, recent innovations, and planned changes. J Dent Educ. 2004;68(9):914-31.
Haden NK, Hendricson WD, Kassebaum DK, et al. Curriculum change in dental education, 2003-09. J Dent Educ. 2010;74(5):539-57.
Chen SK, Chang HF, Chiang CP. Group learning factors in a problem-based course in oral radiology. Dentomaxillofac Radiol. 2001;30:84-7.
Palmares-Casado T. Enseñanza de la radiología y medicina física en el grado en odontología a través del aprendizaje basado en problemas. FEM: Rev Fund Educ Méd. 2014;17(4):221-8.
Arias A, Scott R, Peters OA, McClain E, Gluskin AH. Educational outcomes of small-group discussion versus traditional lecture format in dental students’ learning and skills acquisition. J Dent Educ. 2016; 80(4):459-65.
Saliba NA, Moimaz SAS, Chiaratto RA, Tiano AVP. A utilização da metodologia PBL em Odontologia: descortinando novas possibilidades ao processo ensino-aprendizagem. Rev Odonto Ciênc. 2008; 23(4):392-6.
Noro LRA, de Santana Farias-Santos BC, Sette-de-Souza PH, Pinheiro IAG, Borges R EA, Ferreira LM. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO. 2015;15(1):2-11.
de Souza FN, Barros RN, de Almeida CC, de França M, Hayassy A. Comparação dos métodos tradicional e ativo de educação no aprendizado de um tema de Oclusão Dentária. Rev ABENO. 2016;15(4):60-6.
Rocha JS, Dias GF, Campanha NH, Baldani MH. O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura. Rev ABENO. 2016; 16(1):25-38.
Borges RN, de Melo M, Freitas GC, de Barcelos BA, Arantes BM. Utilização da metodologia “problem based learning” na disciplina de oclusão, na FO/UFG. ROBRAC.2015;24(71):174-7.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução n° CNE/CES 3/2002 de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Farmácia e Odontologia. Diário Oficial, Brasília, 04 mar 2002, seção 1, p. 10.
Elangovan S, Venugopalan SR, Srinivasan S, Karimbux NY, Weistroffer P & Allareddy V. Integration of Basic-Clinical Sciences, PBL, CBL, and IPE in US Dental Schools’ curricula and a proposed integrated curriculum model for the future. J Dent Educ. 2016; 80(3):281-90.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).