A diretriz do Plano Nacional de Pós-Graduação de articulação com a Educação Básica: relato do projeto Experimentando Ciência

Ana Estela Haddad, Fabio Daumas Nunes, Marcelo Cavalcanti, Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani, Paulo Henrique Braz da Silva, Deise Garrido, Ana Cristina Moraes Azevedo, Lumena Maria Keller da Rivera, Sônia Tereza de Andrade, Maria Cristina dos Santos Pereira, Marcel Valentino Bozzo, Adriana Dall´Onder, Claudia Regina Perazzolo, Iara Maia Covas, Luciana Ribeiro da Silva Vieira, Lucilene Limp, Emelin Assef Jorge, Elder Ribeiro Garcia, André Bafume, Marcelo José Strazzieri Bonecker

Resumo


O Plano Nacional de Pós-Graduação recomenda que o Sistema Nacional de Pós-Graduação desenvolva estudos tendo em vista as necessidades e os interesses dos estudantes da educação básica. Buscando seguir esta diretriz, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo estabeleceu uma parceria com instâncias gestoras da rede pública de educação no município de São Paulo, formulando e implementando o projeto Experimentando Ciência. O objetivo foi de aproximar os estudantes do ensino fundamental do conhecimento científico produzido na universidade, promovendo a popularização da ciência e da tecnologia. A partir da delimitação de um problema em sala de aula, quatro grupos de dez alunos, percorriam cinco laboratórios da faculdade, com o objetivo de levantar hipóteses, ensaiar e testar desenhos experimentais. Participaram, ao longo do ano de 2016, cinco escolas, perfazendo um total de 200 alunos. Os resultados foram apresentados em conjunto na forma de relatórios, relatos de experiência,  e divulgados para a comunidade escolar, no sentido de compartilhar e multiplicar o conhecimento. De acordo com os relatos, os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar o entendimento da ciência de forma prática, instigando a curiosidade pela pesquisa e despertando a percepção de que a educação superior é uma etapa possível de ser alcançada no ciclo educacional. Para a universidade, o projeto demonstrou a viabilidade e importância da articulação interdisciplinar e entre os diferentes níveis educacionais.


Palavras-chave


Ensino Fundamental e Médio. Ciência. Ciências da Saúde. Educação Superior. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.401

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