A diretriz do Plano Nacional de Pós-Graduação de articulação com a Educação Básica: relato do projeto Experimentando Ciência

Autores

  • Ana Estela Haddad Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-0693-9014
  • Fabio Daumas Nunes Fousp
  • Marcelo Cavalcanti Fousp
  • Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani Fousp
  • Paulo Henrique Braz da Silva Fousp
  • Deise Garrido Fousp
  • Ana Cristina Moraes Azevedo Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Lumena Maria Keller da Rivera Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Sônia Tereza de Andrade Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Maria Cristina dos Santos Pereira Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Marcel Valentino Bozzo Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Adriana Dall´Onder Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Claudia Regina Perazzolo Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Iara Maia Covas Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Luciana Ribeiro da Silva Vieira Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Lucilene Limp Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Emelin Assef Jorge Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Elder Ribeiro Garcia Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • André Bafume Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Marcelo José Strazzieri Bonecker Fousp

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.401

Palavras-chave:

Ensino Fundamental e Médio. Ciência. Ciências da Saúde. Educação Superior. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.

Resumo

O Plano Nacional de Pós-Graduação recomenda que o Sistema Nacional de Pós-Graduação desenvolva estudos tendo em vista as necessidades e os interesses dos estudantes da educação básica. Buscando seguir esta diretriz, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo estabeleceu uma parceria com instâncias gestoras da rede pública de educação no município de São Paulo, formulando e implementando o projeto Experimentando Ciência. O objetivo foi de aproximar os estudantes do ensino fundamental do conhecimento científico produzido na universidade, promovendo a popularização da ciência e da tecnologia. A partir da delimitação de um problema em sala de aula, quatro grupos de dez alunos, percorriam cinco laboratórios da faculdade, com o objetivo de levantar hipóteses, ensaiar e testar desenhos experimentais. Participaram, ao longo do ano de 2016, cinco escolas, perfazendo um total de 200 alunos. Os resultados foram apresentados em conjunto na forma de relatórios, relatos de experiência,  e divulgados para a comunidade escolar, no sentido de compartilhar e multiplicar o conhecimento. De acordo com os relatos, os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar o entendimento da ciência de forma prática, instigando a curiosidade pela pesquisa e despertando a percepção de que a educação superior é uma etapa possível de ser alcançada no ciclo educacional. Para a universidade, o projeto demonstrou a viabilidade e importância da articulação interdisciplinar e entre os diferentes níveis educacionais.

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Biografia do Autor

Ana Estela Haddad, Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP.

Coordenadora Adjunta do Núcleo de Teleodontologia, Telessaude e Centro de Produção Digital da FOUSP.

Fabio Daumas Nunes, Fousp

Professor Titular do Departamento de Estomatologia, FOUSP

Marcelo Cavalcanti, Fousp

Professor Associado do Departamento de Estomatologia, FOUSP

Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani, Fousp

Professor Associado do Departamento de Odontologia Social, FOUSP

Paulo Henrique Braz da Silva, Fousp

Professor Doutor do Departamento de Estomatologia, FOUSP

Deise Garrido, Fousp

Doutoranda Departamento de de Ortodontia e Odontopediatria, FOUSP

Ana Cristina Moraes Azevedo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

Lumena Maria Keller da Rivera, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

Sônia Tereza de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

Maria Cristina dos Santos Pereira, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

Marcel Valentino Bozzo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professor da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

Adriana Dall´Onder, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

Claudia Regina Perazzolo, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

Iara Maia Covas, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

Luciana Ribeiro da Silva Vieira, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

Lucilene Limp, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

Emelin Assef Jorge, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professora da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

Elder Ribeiro Garcia, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professor da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

André Bafume, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Diretor da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo

Marcelo José Strazzieri Bonecker, Fousp

Professor Titular do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria, FOUSP

Referências

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Publicado

15-09-2017

Como Citar

Haddad, A. E., Nunes, F. D., Cavalcanti, M., Melani, R. F. H., da Silva, P. H. B., Garrido, D., Azevedo, A. C. M., da Rivera, L. M. K., de Andrade, S. T., Pereira, M. C. dos S., Bozzo, M. V., Dall´Onder, A., Perazzolo, C. R., Covas, I. M., Vieira, L. R. da S., Limp, L., Jorge, E. A., Garcia, E. R., Bafume, A., & Bonecker, M. J. S. (2017). A diretriz do Plano Nacional de Pós-Graduação de articulação com a Educação Básica: relato do projeto Experimentando Ciência. Revista Da ABENO, 17(3), 2–9. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.401

Edição

Seção

Artigos