A diretriz do Plano Nacional de Pós-Graduação de articulação com a Educação Básica: relato do projeto Experimentando Ciência
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.401Palavras-chave:
Ensino Fundamental e Médio. Ciência. Ciências da Saúde. Educação Superior. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.Resumo
O Plano Nacional de Pós-Graduação recomenda que o Sistema Nacional de Pós-Graduação desenvolva estudos tendo em vista as necessidades e os interesses dos estudantes da educação básica. Buscando seguir esta diretriz, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo estabeleceu uma parceria com instâncias gestoras da rede pública de educação no município de São Paulo, formulando e implementando o projeto Experimentando Ciência. O objetivo foi de aproximar os estudantes do ensino fundamental do conhecimento científico produzido na universidade, promovendo a popularização da ciência e da tecnologia. A partir da delimitação de um problema em sala de aula, quatro grupos de dez alunos, percorriam cinco laboratórios da faculdade, com o objetivo de levantar hipóteses, ensaiar e testar desenhos experimentais. Participaram, ao longo do ano de 2016, cinco escolas, perfazendo um total de 200 alunos. Os resultados foram apresentados em conjunto na forma de relatórios, relatos de experiência, e divulgados para a comunidade escolar, no sentido de compartilhar e multiplicar o conhecimento. De acordo com os relatos, os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar o entendimento da ciência de forma prática, instigando a curiosidade pela pesquisa e despertando a percepção de que a educação superior é uma etapa possível de ser alcançada no ciclo educacional. Para a universidade, o projeto demonstrou a viabilidade e importância da articulação interdisciplinar e entre os diferentes níveis educacionais.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Of da União. 2010;1–44. [Acesso em 19 fev. 2017]. Disponível em: http://portal.mec. gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6324-pceb011-10& category_slug=agosto-2010-pdf&Itemid= 30192
Martins CB. Balanço: o papel da CAPES na formação do Sistema Nacional de Pós-Graduação. In: Ferreira MM, Moreira RL. CAPES 50 anos: depoimentos ao CPDOC/FGV. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2003. p. 294-309. [Acesso em 19 fev. 2017]. Disponível em: http:// cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1319_Capes11.pdf
Scimago Lab. Country Rankings. SCImago Journal & Country Rank. 2017. [Acesso em 19 fev. 2017]. Disponível em: http://www.scimagojr.com/countryrank.php
UNESCO. Educação para todos. 2015. [Acesso em 21 fev. 2017]. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/education-2030/education-for-all/
Brasil. Emenda Constitucional no 59. Diário Oficial da União. Brasília, DF; 2009 Nov 12. [Acesso em 21 fev. 2017]. Disponível em: http://portal.mec.gov. br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1839-pec-dru-121109-pdf&category_slug=novembro-2009-pdf& Itemid=30192
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. 2012. [Acesso em 21 fev. 2017]. Disponível em: https:// www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2012/default_sintese.shtm
Fernandes R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): metas intermediárias para a sua trajetória no Brasil, Estados, Municípios e escolas. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2005;1–23. [Acesso em 19 fev. 2017]. Disponível em: http://download.inep. gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_sao_as_metas/Artigo_projecoes.pdf
Brasil. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2010 [Acesso em 19 fev. 2017]. Disponível em: http:// www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf
Leite L, Ferrasoli D. Na USP, calouro da periferia é de “outro mundo”. Folha de São Paulo. 2016. [Acesso em 19 fev. 2017]. Disponível em: http://www1.folha.uol. com.br/educacao/2016/11/1835997-na-usp-calouro-da-periferia-e-de-outro-mundo.shtml
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).