O ensino da Clínica Ampliada para ingressantes do curso de Odontologia: um relato de experiência

Autores

  • Fernanda Campos de Almeida Carrer Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Maristela Honório Cayetano Doutoranda do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e Docente da Universidade Ibirapuera.
  • Mariana Gabriel Pesquisadora do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e Docente da Universidade Mogi das Cruzes
  • Andrea Carla Franchini Melani Cirurgiã-dentista da Prefeitura de São Paulo e colaboradora da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Julie Silva Martins 5. Pesquisadora do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e colaboradora da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde
  • Henrique Guedes da Motta Rizzo Mestrando do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Mariana Lopes Mestrando do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Thais Torralbo Lopez-Capp Doutoranda em Odontologia Forense do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e colaboradora da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde
  • Dorival Pedroso da Silva Professor livre docente do Departamento de Cirurgia, Trauma e Prótese Maxilo Faciais da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e supervisor do estágio da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde
  • Maria Ercilia de Araújo Professora Titular e coordenadora do estágio da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.412

Palavras-chave:

Educação Odontológica. Promoção de Saúde. Currículo.

Resumo

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia, a formação do Cirurgião-dentista deve resultar em um profissional capaz de atender às necessidades de saúde bucal da população e estar em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde. Para tanto, o ensino da clínica deve extrapolar o ato operatório e ampliar seu escopo de prática. Neste sentido, desde 2006, a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo  ministra aos estudantes do primeiro semestre de graduação a Disciplina denominada Clínica Ampliada de Promoção de Saúde (CAPS), que se propõe, desde o ingresso do estudante no curso superior, a romper com o paradigma da saúde como ausência de doença e apresentar a interface entre o biológico e o social neste processo, na perspectiva da ampliação da clínica e do cuidado integral. Este relato de experiência tem o objetivo de descrever a disciplina de CAPS, caracterizando as estratégias pedagógicas e sua relevância na inserção dos estudantes nos cenários de prática na atenção básica, bem como os métodos de avaliação implementados durante o ano. Espera-se que o modelo de Disciplina apresentado possa fomentar o debate e promover discussões dentro dos cursos de Odontologia, para que o mais precocemente possível, possamos discutir com os estudantes temas relacionados ao cuidado em saúde e à clínica ampliada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ercilia de Araújo, Professora Titular e coordenadora do estágio da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Departamento de odontologia Social da FOUSP

Referências

dos Santos BRM, Gonzales PS, de Almeida Carrer FC, de Araújo ME. Perfil e expectativas dos ingressantes da Faculdade de Odontologia da USP: uma visão integrada com as diretrizes curriculares nacionais e o sistema único de saúde. Rev ABENO. 2015;15(1), 28-37.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. Resolução CNE/ CES 3/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 04 mar. 2002.

Sette-de-Souza PH, da Silva ACB. Avaliações múltiplas para o aprendizado contínuo: relato deexperiência. Rev ABENO. 2016; 16(4):79-84.

Scavuzzi AIF, Gouveia CVD, Carcereri DL, Veeck EB, Ranali J, da Costa LJ, Morita MC, et al. Revisão das Diretrizes da ABENO para a definição de Estágio Supervisionado Curricular nos Cursos de Odontologia. Rev ABENO. 2016;15(3):109-13

de Araujo ME. Palavras e silêncios na educação superior em odontologia. Ciênc Saúde Coletiva. 2006;11(1), 179-82.

Kickbusch, I. Global health diplomacy: how foreign policy can influence health. Br Med J. 2011;342:d3154.

World Health Organization. Global strategy on human resources for health: workforce 2030. In: Global strategy on human resources for health: workforce 2030. 2016.

de Melo NB, Neto JDAF, de Vasconcelos Catão MHC, Bento PM. metodologia da problematização e aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nas Reuniões da SBPqO. Rev ABENO. 2017; 17(2), 60-7.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Pró-Saúde: Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Brasília, 2011. [Acesso em 20 ago. 2017]. Disponível em: http://prosaude.org /not/prosaude-maio2009/proSaude.pdf.

Bozorgmehr K, Saint VA, Tinnemann P. O quadro de educação "saúde pública": um guia conceitual para monitoramento, avaliação e prática. Globalização e saúde. 2011;7(1):8, 2011.

Feuerwerker LCM. Além do discurso de mudança na educação médica: processos e resultados. São Paulo: Hucitec, 2002.

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis. 2004;14(1):41-65.

Universidade de São Paulo. Jupter, Sistema de Informação. Clínica Ampliada de Promoção de Saúde (2016). [Acesso em 20 ago. 2017]. Disponível em : http://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=ODS0700&verdis=4

Bordenave JD, Pereira AMP. Estratégias de ensino-aprendizagem. 25a ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2004

Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Interface Comun Saúde Educ.1998;2:139-54.

Freire P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 1987.

Mendes R, Ausônia FD. Território: espaço social de construção de identidades e de políticas. SANARE. 2013; 4(1):39-42.

Santos M, Silveira ML O Brasil: território e sociedade no início do

século XXI. Rio de Janeiro e São Paulo, Ed. Record, 2001.

Gondim GMM, Monken M, Rojas LI, Barcellos C, Peiter P. O território da saúde: a organização do sistema de saúde e a territorialização. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008. p. 237-255.

Saviani D. Educacao brasileira: estrutura e sistema. A Filosofia na formacao do educador. Didata. 1997. 1:65-71,81-2.

Laurell AC. A saúde-doença como processo social. Rev Mex Cienc Pol Soc. 1976; 84: 131-57.

Buss PM, Pellegrini Filho A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis. 2007;17(1): 77-93.

Batistella C. Saúde, doença e cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica. O território e o processo. In. Fonseca AF, Corbo AMD. O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro, EPSJV; FIOCRUZ, 2007. p.25-49.

Ferraz MSFC. O conceito de saúde. Rev Saúde Públ. 1997;31(5), 538-42.

Tavares R. Construindo mapas conceituais. Ciênc Cognição. 2007;(12):72-85.

Declaração de Alma-Ata. Conferência Internacional sobre cuidados primários de saúde; 6-12 de setembro 1978; Alma-Ata; USSR. In: Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. Declaração de Alma-Ata; Carta de Ottawa; Declaração de Adelaide; Declaração de Sundsvall; Declaração de Santafé de Bogotá; Declaração de Jacarta; Rede de Megapaíses; Declaração do México. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2001. p. 15.

Carta de Ottawa. Primeira Conferência Internacional sobre promoção da saúde; novembro de 1986; Ottawa; Ca. In: Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. Declaração de Alma-Ata; Carta de Ottawa; Declaração de Adelaide; Declaração de Sundsvall; Declaração de Santafé de Bogotá; Declaração de Jacarta; Rede de Megapaíses; Declaração do México. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2001. p. 19.

Heidmann ITSB, Almeida MD, Boehs AE, Wosny ADM, Monticelli M. Promoção à saúde: trajetória histórica de suas concepções. Texto Contexto Enferm. 2006; 15(2), 352-8.

Westphal MF. Práticas intersetoriais nas políticas. Physis. 2012;22(4), 1333-56.

Minayo MCDS, Hartz ZMDA, Buss PM. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciênc Saúde Coletiva. 2000; 5(1):7-18.

Botazzo, C. A bucalidade no contexto da Estratégia Saúde da Família: ajudando a promover saúde para indivíduos, grupos e famílias. In: Moysés ST, Kriger L, Moysés SJ (Org). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: Artes Médicas, 2008, p. 81-88.

Starfield B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Unesco/ Ministério da Saúde; 2002.

Gil CRR. Atenção primária, atenção básica e saúde da família: sinergias e singularidades do contexto brasileiro Primary health care, basic health care, and family health program: synergies and singularities. Cad Saúde Pública. 2006; 22(6): 1171-81.

Ayres JRCM. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde Soc. 2004;13(3): 16-29.

Botazzo C. Sobre a Atenção Básica. Os cuidados primários de saúde no contexto da Reforma Sanitária Brasileira. Atenção básica no Sistema Único de Saúde: abordagem interdisciplinar para os serviços de saúde bucal. São Paulo: Páginas & Letras, 2008, p. 1-12.

Santos M. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.

Downloads

Publicado

08-01-2018

Como Citar

Carrer, F. C. de A., Cayetano, M. H., Gabriel, M., Melani, A. C. F., Martins, J. S., Rizzo, H. G. da M., Lopes, M., Lopez-Capp, T. T., da Silva, D. P., & de Araújo, M. E. (2018). O ensino da Clínica Ampliada para ingressantes do curso de Odontologia: um relato de experiência. Revista Da ABENO, 17(4), 108–120. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.412

Edição

Seção

Edição temática Clínica Ampliada