O ensino da Clínica Ampliada para ingressantes do curso de Odontologia: um relato de experiência

Autores/as

  • Fernanda Campos de Almeida Carrer Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Maristela Honório Cayetano Doutoranda do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e Docente da Universidade Ibirapuera.
  • Mariana Gabriel Pesquisadora do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e Docente da Universidade Mogi das Cruzes
  • Andrea Carla Franchini Melani Cirurgiã-dentista da Prefeitura de São Paulo e colaboradora da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Julie Silva Martins 5. Pesquisadora do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e colaboradora da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde
  • Henrique Guedes da Motta Rizzo Mestrando do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Mariana Lopes Mestrando do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Thais Torralbo Lopez-Capp Doutoranda em Odontologia Forense do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e colaboradora da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde
  • Dorival Pedroso da Silva Professor livre docente do Departamento de Cirurgia, Trauma e Prótese Maxilo Faciais da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e supervisor do estágio da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde
  • Maria Ercilia de Araújo Professora Titular e coordenadora do estágio da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.412

Palabras clave:

Educação Odontológica. Promoção de Saúde. Currículo.

Resumen

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia, a formação do Cirurgião-dentista deve resultar em um profissional capaz de atender às necessidades de saúde bucal da população e estar em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde. Para tanto, o ensino da clínica deve extrapolar o ato operatório e ampliar seu escopo de prática. Neste sentido, desde 2006, a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo  ministra aos estudantes do primeiro semestre de graduação a Disciplina denominada Clínica Ampliada de Promoção de Saúde (CAPS), que se propõe, desde o ingresso do estudante no curso superior, a romper com o paradigma da saúde como ausência de doença e apresentar a interface entre o biológico e o social neste processo, na perspectiva da ampliação da clínica e do cuidado integral. Este relato de experiência tem o objetivo de descrever a disciplina de CAPS, caracterizando as estratégias pedagógicas e sua relevância na inserção dos estudantes nos cenários de prática na atenção básica, bem como os métodos de avaliação implementados durante o ano. Espera-se que o modelo de Disciplina apresentado possa fomentar o debate e promover discussões dentro dos cursos de Odontologia, para que o mais precocemente possível, possamos discutir com os estudantes temas relacionados ao cuidado em saúde e à clínica ampliada. 

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Biografía del autor/a

Maria Ercilia de Araújo, Professora Titular e coordenadora do estágio da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde do Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Departamento de odontologia Social da FOUSP

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Publicado

08-01-2018

Cómo citar

Carrer, F. C. de A., Cayetano, M. H., Gabriel, M., Melani, A. C. F., Martins, J. S., Rizzo, H. G. da M., Lopes, M., Lopez-Capp, T. T., da Silva, D. P., & de Araújo, M. E. (2018). O ensino da Clínica Ampliada para ingressantes do curso de Odontologia: um relato de experiência. Revista Da ABENO, 17(4), 108–120. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.412

Número

Sección

Edição temática Clínica Ampliada