Caracterização do componente curricular Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais nos cursos de Odontologia do estado da Paraíba

Autores

  • Elizandra Silva Penha UFCG
  • Danilo Almeida Tenório UFCG
  • Fátima Roneiva Alves Fonseca UFCG
  • Gymenna Maria Tenório Guênes UFCG
  • Erik Montagna FMABC

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.423

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Pessoas com Deficiência. Assistência Odontológica para Pessoas com Deficiência.

Resumo

A regulamentação da especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais surgiu por meio da resolução 25/2002 do Conselho Federal de Odontologia (CFO). De acordo com a lei nº 9.394/96, os cursos de graduação possuem autonomia didático-científica para estabelecer sua estrutura curricular. Dessa forma, conteúdos relacionados à Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE) poderão ou não estar presentes na matriz curricular dos cursos de Odontologia. O objetivo da pesquisa foi caracterizar a disciplina de OPNE nos cursos de Odontologia do estado da Paraíba.  Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa. Um formulário foi produzido e as informações foram coletadas nos sítios web dos cursos. Foi possível coletar informações de nove dos onze cursos em funcionamento no estado. Em seis deles os conteúdos estavam presentes e a nomenclatura variava de uma instituição para outra. A oferta da disciplina foi obrigatória em 100% dos cursos avaliados e em cinco a abordagem era teórico/clinica, sendo que em um não constava informação. Dois cursos disponibilizavam a disciplina no 8º e 9º semestres, com  carga horaria média de 62,2 horas. Em 50% dos casos os conteúdos tinham conexão com outras disciplinas e em 60% funcionavam como disciplina independente. Conclui-se que os cursos de graduação em Odontologia do estado da Paraíba possuem, na sua maioria, a disciplina de OPNE em sua estrutura curricular. Não existe uma padronização quanto à nomenclatura, carga horária e período em que a mesma é ofertada.

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Publicado

05-04-2018

Como Citar

Penha, E. S., Tenório, D. A., Fonseca, F. R. A., Guênes, G. M. T., & Montagna, E. (2018). Caracterização do componente curricular Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais nos cursos de Odontologia do estado da Paraíba. Revista Da ABENO, 18(2), 13–19. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.423

Edição

Seção

Artigos