Práticas Integrativas e Complementares: inserção no contexto do ensino Odontológico

Autores

  • Rodrigo Noll Gonçalves Universidade Federal do Paraná
  • Jéssica Rodrigues da Silva Noll Gonçalves Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0001-7590-2349
  • Marilene da Cruz Magalhães Buffon Universidade Federal do Paraná
  • Raquel Rejane Bonato Negrelle Universidade Federal do Paraná
  • Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.495

Palavras-chave:

Terapias Complementares. Medicina Integrativa. Odontologia. Educação Superior.

Resumo

O presente estudo visa discutir a inserção de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) nos modelos flexneriano e giesiano, e seus reflexos na formação superior em Odontologia. Para tal, foi realizado um estudo reflexivo baseado em revisão de literatura. Foram consultadas publicações indexadas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Virtual em Saúde. Documentos oficiais e periódicos não indexados foram investigados por meio de busca ativa. Os descritores aplicados foram: práticas integrativas e complementares, complementary and integrative practices, relatório flexner, flexner report, relatório gies, gies report, Odontologia de mercado, market dentistry, modelo assistencial em saúde. Observou-se que as características e concepções inseridas nos modelos provenientes dos relatórios Flexner e Gies, de 1910 e 1926 respectivamente, privilegiam a prática dita tecnológica, com a exclusão das práticas tradicionais. As PIC, apesar de seu potencial terapêutico, enfrentam, ainda, resistências de ordem científica, econômica e cultural para sua plena adoção. Nessa lógica, discutem-se os atuais desafios, bem como possibilidades e potencialidades da inserção de PIC na atenção odontológica.

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Biografia do Autor

Rodrigo Noll Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná

Jéssica Rodrigues da Silva Noll Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná

Marilene da Cruz Magalhães Buffon, Universidade Federal do Paraná

Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná

Raquel Rejane Bonato Negrelle, Universidade Federal do Paraná

Docente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal da Universidade Federal do Paraná

Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque, Universidade Federal do Paraná

Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

17-05-2018

Como Citar

Noll Gonçalves, R., Rodrigues da Silva Noll Gonçalves, J., da Cruz Magalhães Buffon, M., Rejane Bonato Negrelle, R., & Souza Cavalcanti de Albuquerque, G. (2018). Práticas Integrativas e Complementares: inserção no contexto do ensino Odontológico. Revista Da ABENO, 18(2), 114–123. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.495

Edição

Seção

Artigos