O uso de recursos digitais no ensino de Radiologia Odontológica: uma revisão integrativa de literatura

Autores

  • Elza Bernardes Monier Universidade Federal do Maranhão
  • Denizar Vianna Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Emilia Figueiredo de Oliveira Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Carolina Uruçu Rego Fernandes Universidade Federal do Maranhão
  • Luana Martins Cantanhede Universidade Federal do Maranhão
  • Manuela Almeida Montenegro Furtado Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.497

Palavras-chave:

Instrução por Computador. Tecnologia Educacional. Odontologia. Radiologia.

Resumo

Na Odontologia, diversos recursos vêm sendo adotados como estratégias de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de integrar a teoria com a prática. Este estudo objetivou levantar os principais recursos educacionais digitais na área de Radiologia Odontológica e discorrer sobre as características de aprendizagem destes recursos, de acordo com o modelo de Kirkpatrick. Realizou-se revisão integrativa de trabalhos publicados no período de 2007 a 2017, nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, considerando os descritores: “computer-assisted instruction”; “dental education”; “educational technology”; “radiology”. A amostra final foi composta por 13 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, em que foram identificados os seguintes recursos educacionais digitais: 3 módulos interativos baseado na Web; 3 objetos de aprendizagem digital; 2 cursos em plataforma virtual; 2 ferramentas digitais interativas; 1 software de visualização 3D; 1 simulador em radiologia oral e 1 sistema tecnológico de resposta ao aluno. A partir modelo de aprendizagem adotado, foram identificados os seguintes níveis nos trabalhos: satisfação dos participantes e/ou ganho de conhecimento dos participantes antes ou depois de uma intervenção ou ambos. A presente revisão de literatura identificou 7 tipos de recursos educacionais digitais utilizados em radiologia oral, que apresentaram atitudes positivas dos alunos em relação ao e-learning em todos os estudos, além de ganho significativo do conhecimento na maioria dos estudos.

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Biografia do Autor

Elza Bernardes Monier, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Ciências Médicas - UERJ. Profa Substituta do Depto de Odontologia I - UFMA. 

Denizar Vianna Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Saúde Coletiva - UERJ. Professor Associado do Departamento de Clínica Médica - UERJ

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Radiologia Odontológica – UNICAMP. Professora Associada do Departamento de Odontologia I - UFMA

Ana Carolina Uruçu Rego Fernandes, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Saúde do Adulto e da Criança – UFMA

Luana Martins Cantanhede, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Odontologia – UFMA

Manuela Almeida Montenegro Furtado, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Biotecnologia - UFC

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Publicado

07-08-2018

Como Citar

Monier, E. B., Araujo, D. V., Oliveira, A. E. F. de, Fernandes, A. C. U. R., Cantanhede, L. M., & Furtado, M. A. M. (2018). O uso de recursos digitais no ensino de Radiologia Odontológica: uma revisão integrativa de literatura. Revista Da ABENO, 18(3), 75–83. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.497

Edição

Seção

Artigos