O uso de recursos digitais no ensino de Radiologia Odontológica: uma revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.497Palabras clave:
Instrução por Computador. Tecnologia Educacional. Odontologia. Radiologia.Resumen
Na Odontologia, diversos recursos vêm sendo adotados como estratégias de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem na perspectiva de integrar a teoria com a prática. Este estudo objetivou levantar os principais recursos educacionais digitais na área de Radiologia Odontológica e discorrer sobre as características de aprendizagem destes recursos, de acordo com o modelo de Kirkpatrick. Realizou-se revisão integrativa de trabalhos publicados no período de 2007 a 2017, nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, considerando os descritores: “computer-assisted instruction”; “dental education”; “educational technology”; “radiology”. A amostra final foi composta por 13 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, em que foram identificados os seguintes recursos educacionais digitais: 3 módulos interativos baseado na Web; 3 objetos de aprendizagem digital; 2 cursos em plataforma virtual; 2 ferramentas digitais interativas; 1 software de visualização 3D; 1 simulador em radiologia oral e 1 sistema tecnológico de resposta ao aluno. A partir modelo de aprendizagem adotado, foram identificados os seguintes níveis nos trabalhos: satisfação dos participantes e/ou ganho de conhecimento dos participantes antes ou depois de uma intervenção ou ambos. A presente revisão de literatura identificou 7 tipos de recursos educacionais digitais utilizados em radiologia oral, que apresentaram atitudes positivas dos alunos em relação ao e-learning em todos os estudos, além de ganho significativo do conhecimento na maioria dos estudos.
Descargas
Citas
Ramesh A, Ganguly R. Interactive learning in oral and maxillofacial radiology. Imaging Sci Dent. 2016;46:211-6.
Mattheos N, Stefanovic N, Apse P, Attstrom R, Buchanan J, Brown P, et al. Potential of information technology in dental education. Eur J Dent Educ. 2008;12:85-91.
Santos GNM, Leite AF, Figueiredo PT de S, Pimentel NM, Flores-Mir C, de Melo NS, et al. Effectiveness of e-learning in oral radiology education: a systematic review. J Dent Educ. 2016;80:1126-39.
Costa E. Método de ensino-aprendizagem no diagnóstico radiográfico das anormalidades ósseas dos maxilares [tese] Florianópolis: Faculdade de Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina; 2012.
Chang H-J, Symkhampha K, Huh K-H, Yi W-J, Heo M-S, Lee S-S, et al. The development of a learning management system for dental radiology education: A technical report. Imaging Sci Dent. 2017;47:51-55.
Meckfessel S, Stühmer C, Bormann KH, Kupka T, Behrends M, Matthies H, et al. Introduction of e-learning in dental radiology reveals significantly improved results in final examination. J Cranio-Maxillofacial Surg. 2011;39:40-8.
Vuchkova J, Maybury T, Farah CS. Digital interactive learning of oral radiographic anatomy. Eur J Dent Educ. 2012;16:79-87.
Maloney S, Haas R, Keating JL, Molloy E, Jolly B, Sims J, et al. Effectiveness of Web-based versus face-to-face delivery of education in prescription of falls-prevention exercise to health professionals: randomized trial. J Med Internet Res. 2011;13(4):e116. DOI:
2196/jmir.1680.
Mendes KDS, Silveira RC de CP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm.2008;17:758-64.
Busanello FH, da Silveira PF, Liedke GS Arús NA, Vizzotto MB, Silveira HE, et al. Evaluation of a digital learning object (DLO) to support the learning process in radiographic dental diagnosis. Eur J Dent Educ. 2015;19:222-8.
Kavadella A, Tsiklakis K, Vougiouklakis G, Lionarakis A. Evaluation of a blended learning course for teaching oral radiology to undergraduate dental students. Eur J Dent Educ. 2012;16:88-95.
Nilsson TA, Hedman LR, Ahlqvist JB. Dental student skill retention eight months after simulator-supported training in oral radiology. J Dent Educ. 2011;75:679-84.
Tan P, Hay DB, Whaites E. Science Course in Dental Education: A Short-Term Longitudinal Study. J Dent Educ. 2009;73:1202-12.
Silveira HLD, Gomes MJ, Silveira HED, Dalla-Bona RR. Evaluation of the radiographic cephalometry learning process by a learning virtual object. Am J Orthod Dentofac Orthop. 2009;136:134-8.
Cruz AD, Costa JJ, Almeida SM. Distance learning in dental radiology: immediate impact of the implementation. Brazilian Dent Sci. 2014;17:90-97.
Arús NA. Desenvolvimento e teste de um objeto digital de aprendizagem para interpretação das imagens por ressonância magnética da articulação tem-poromandibular [tese]. Porto Alegre: Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2012.
Vuchkova J, Maybury TS, Farah CS. Testing the educational potential of 3D visualization software in oral radiographic interpretation. J Dent Educ. 2011;75:1417-25. R
Wu M, Zhang X, Koenig L, Lynch J, Wirtz T, Mao E, et al. Web-based training method for interpretation of dental images. J Digit Imaging. 2010;23:493-500.
Pahinis K, Stokes CW, Walsh TF, Cannavina G. Evaluating a blended-learning course taught to different groups of learners in a dental school. J Dent Educ. 2007;71:269-78.
Salajan, F., Mount G. University of Toronto’s dental school shows “new teeth”: moving towards online instruction. J Dent Educ. 2008;72:532-42.
Al-jewair TS, Azarpazhooh A, Suri S, Shah PS. Computer-Assisted Learning in Orthodontic Education: A Systematic Review and Meta-Analysis. J Dent Educ. 2009;73:730-9.
Al-Jewair TS, Qutub AF, Malkhassian G, Dempster LJ. A systematic review of computer-assisted learning in endodontics education. J Dent Educ. 2010;74:601-11.
Schleyer TK, Johnson LA. Evaluation of educational software. J Dent Educ. 2003;67:1221-8.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).