Estação sensorial temática: recurso pedagógico para formação do cirurgião-dentista na produção do cuidado em saúde

Autores

  • Lila Louise Moreira Martins Franco Professora no Curso de Odontologia e Fisioterapia do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - UnB
  • Leandro Brambilla Martorell Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB) e Professor Adjunto das disciplinas de Odontologia Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Liliane Braga Monteiro dos Reis Doutora em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professora Adjunta das disciplinas de Odontologia Coletiva do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Giovana Galvão Tavares Doutora em pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professora Adjunta das disciplinas de Odontologia Coletiva do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.519

Palavras-chave:

Formação de Conceito. Educação em Saúde. Odontologia. Educação em Odontologia.

Resumo

A estação sensorial temática é um recurso pedagógico que utiliza imagens fotográficas e/ou objetos em determinado espaço da sala de aula (“estação”), para que os estudantes percebam os materiais utilizando seus cinco sentidos e com o objetivo de conduzi-los a reflexões. O mencionado recurso foi proposto na formação de cirurgiões-dentistas, para sensibilizar os participantes na produção do cuidado em saúde com foco na conduta profissional a ser tomada em diferentes contextos. Este artigo busca apresentar os resultados da aplicação da estação sensorial temática como prática pedagógica, tendo como base a experiência desenvolvida nas disciplinas da área de Saúde Coletiva, no curso de Odontologia. Trata-se de relato de experiência e tem abordagem descritiva e reflexiva. Considera-se que a aplicação de um recurso pedagógico voltado para os cinco sentidos inova o processo ensino-aprendizagem, além de sensibilizar quanto a uma prática profissional a ser sentida e desenvolvida de forma humanizada, tanto no âmbito individual quanto coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lila Louise Moreira Martins Franco, Professora no Curso de Odontologia e Fisioterapia do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - UnB

Graduação em Odontologia pelo Centro Universitário de Anápolis/UniEVANGÉLICA (2003) e em Pedagogia pela Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás (2013). Foi coordenadora da subcomissão interna de avaliação do Curso de Odontologia, coordenadora pedagógica do Curso de Fisioterapia e de Odontologia, no Centro Universitário de Anápolis. Atualmente é professora adjunta do curso de Odontologia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de saúde, educação em saúde, promoção de saúde; e na área de Pedagogia, com ênfase em formação de professores.

Leandro Brambilla Martorell, Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB) e Professor Adjunto das disciplinas de Odontologia Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (2006); Mestre em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (2008 - 2010); Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília (2012 - 2015); Professor Adjunto de Disciplinas da área de Saúde Coletiva e Bioética do curso de Odontologia do Centro Universitário UniEVANGÉLICA de Anápolis - GO (2014 - ...); Professor Adjunto de Disciplinas da área de Odontologia Coletiva na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (2016 - ...); Docente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UFG.

Liliane Braga Monteiro dos Reis, Doutora em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professora Adjunta das disciplinas de Odontologia Coletiva do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA

Possui graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade de Uberaba (1991), graduação em Odontologia pela Universidade de Uberaba (1996), mestrado em Clínica Odontológica pela Universidade Federal de Goiás (2006) e doutorado em Doutorado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (2016). Atualmente é professor assistente da Associação Educativa UniEVANGÉLICA. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia, saúde bucal, psf, currículo e programa saúde da família.

Giovana Galvão Tavares, Doutora em pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professora Adjunta das disciplinas de Odontologia Coletiva do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1993); especialização em Geociências, mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra (2000) e doutorado em Ciências (2010) pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Professora do Centro Universitário de Anápolis atuando no curso de graduação em Odontologia e no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA), no qual também exerce a função de coordenadora. Tem experiência na área de Saúde Coletiva (relação meio ambiente e saúde no espaço urbano). Faz parte do grupo de pesquisa Cidade e Meio Ambiente; coordena o projeto de pesquisa Território, riscos socioambientais e processo de adoecimento: estudo da correlação do uso do agrotóxico na produção agrícola e casos de neoplasia maligna em municípios da Microrregião de Ceres, GO (2000-2013)´ vinculado ao Projeto PROCAD/CAPES "Novas Fronteiras no Oeste: relação entre sociedade e natureza na microrregião de Ceres em Goiás (1940-2013)" Processo CAPES 2980/2014. Participa do Núcleo de Educação Ambiental do PPSTMA desenvolvendo atividades de extensão comunitária.

Referências

Bedrikow R, Campos GWS. História da Clínica e Atenção Básica: o desafio da ampliação. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 2015.

Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 11.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

Moreira MA, Caballero MC, Rodríguez ML (Orgs.) (1997). Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, España. pp. 19-44. [Acesso em: 10 ago. 2017]. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10ed. São Paulo: Hucitec; 2007.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília, 2002.

Buss PM, Pellegrini Filho A. A saúde e seus determinantes sociais, Physis. 2007 17(1) :77-93.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Oliveira GN. O projeto terapêutico singular. In: Campos GWS, Guerrero AVP (Orgs.). Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. 3ed. São Paulo: Hucitec, 2023. p.283-297.

Pimenta SG, Anastasiou, LGC. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

Bedrikow R. A Clínica e as Políticas Públicas de Saúde para a Atenção Básica no Brasil. 2013. 199f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo.

Mendes EV. A evolução histórica da prática médica: suas implicações no ensino, na pesquisa e na tecnologia médicas. Belo Horizonte: PUC-MC/FINEP, 1984.

Fonsêca GS, Junqueira SR, Botazzo C, Carvalho YM, Araujo ME. A clínica do corpo sem boca. Saúde Soc. 2016; 25(4):1039-49.

Fonsêca GS, Junqueira SR, Araújo MC, Botazzo C. Modelo lógico-ideal para o estágio curricular supervisionado: a educação pelo trabalho na formação Odontológica. Rev ABENO. 2015;15(2):2-11.

Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família - ESF e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 out. 2011.

Downloads

Publicado

08-01-2018

Como Citar

Franco, L. L. M. M., Martorell, L. B., dos Reis, L. B. M., & Tavares, G. G. (2018). Estação sensorial temática: recurso pedagógico para formação do cirurgião-dentista na produção do cuidado em saúde. Revista Da ABENO, 17(4), 193–202. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.519

Edição

Seção

Edição temática Clínica Ampliada