Thematic sensorial station: a pedagogical resource for training the dentist in the production of healthcare

Authors

  • Lila Louise Moreira Martins Franco Professora no Curso de Odontologia e Fisioterapia do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - UnB
  • Leandro Brambilla Martorell Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB) e Professor Adjunto das disciplinas de Odontologia Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Liliane Braga Monteiro dos Reis Doutora em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professora Adjunta das disciplinas de Odontologia Coletiva do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Giovana Galvão Tavares Doutora em pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professora Adjunta das disciplinas de Odontologia Coletiva do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.519

Keywords:

Concept Formation. Health Education. Dentistry. Education, Dental.

Abstract

The thematic sensorial station is a pedagogical resource that uses photographic images and/or objects in a given classroom space ("station"). Thus, students can feel objects using their five senses to bring them to reflections. This resource was proposed in the training of dental surgeons, to sensitize the participants in the production of health care, especially in the professional conduct to be taken in different contexts. This article intends to present the results of the application of the thematic sensorial station as pedagogical practice in the training of the dental surgeon, based on the experience developed in the area of public health, in the dentistry course. It is an experience report and has a descriptive and reflective approach. The application of this pedagogical resource focused on the five senses is innovative in the teaching-learning process and also favors the awareness of professional practice to be felt and developed in a humanized way, individually or collectively.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lila Louise Moreira Martins Franco, Professora no Curso de Odontologia e Fisioterapia do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - UnB

Graduação em Odontologia pelo Centro Universitário de Anápolis/UniEVANGÉLICA (2003) e em Pedagogia pela Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás (2013). Foi coordenadora da subcomissão interna de avaliação do Curso de Odontologia, coordenadora pedagógica do Curso de Fisioterapia e de Odontologia, no Centro Universitário de Anápolis. Atualmente é professora adjunta do curso de Odontologia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de saúde, educação em saúde, promoção de saúde; e na área de Pedagogia, com ênfase em formação de professores.

Leandro Brambilla Martorell, Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB) e Professor Adjunto das disciplinas de Odontologia Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (2006); Mestre em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (2008 - 2010); Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília (2012 - 2015); Professor Adjunto de Disciplinas da área de Saúde Coletiva e Bioética do curso de Odontologia do Centro Universitário UniEVANGÉLICA de Anápolis - GO (2014 - ...); Professor Adjunto de Disciplinas da área de Odontologia Coletiva na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (2016 - ...); Docente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UFG.

Liliane Braga Monteiro dos Reis, Doutora em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professora Adjunta das disciplinas de Odontologia Coletiva do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA

Possui graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade de Uberaba (1991), graduação em Odontologia pela Universidade de Uberaba (1996), mestrado em Clínica Odontológica pela Universidade Federal de Goiás (2006) e doutorado em Doutorado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (2016). Atualmente é professor assistente da Associação Educativa UniEVANGÉLICA. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia, saúde bucal, psf, currículo e programa saúde da família.

Giovana Galvão Tavares, Doutora em pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Professora Adjunta das disciplinas de Odontologia Coletiva do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1993); especialização em Geociências, mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra (2000) e doutorado em Ciências (2010) pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Professora do Centro Universitário de Anápolis atuando no curso de graduação em Odontologia e no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA), no qual também exerce a função de coordenadora. Tem experiência na área de Saúde Coletiva (relação meio ambiente e saúde no espaço urbano). Faz parte do grupo de pesquisa Cidade e Meio Ambiente; coordena o projeto de pesquisa Território, riscos socioambientais e processo de adoecimento: estudo da correlação do uso do agrotóxico na produção agrícola e casos de neoplasia maligna em municípios da Microrregião de Ceres, GO (2000-2013)´ vinculado ao Projeto PROCAD/CAPES "Novas Fronteiras no Oeste: relação entre sociedade e natureza na microrregião de Ceres em Goiás (1940-2013)" Processo CAPES 2980/2014. Participa do Núcleo de Educação Ambiental do PPSTMA desenvolvendo atividades de extensão comunitária.

References

Bedrikow R, Campos GWS. História da Clínica e Atenção Básica: o desafio da ampliação. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 2015.

Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 11.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

Moreira MA, Caballero MC, Rodríguez ML (Orgs.) (1997). Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, España. pp. 19-44. [Acesso em: 10 ago. 2017]. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10ed. São Paulo: Hucitec; 2007.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília, 2002.

Buss PM, Pellegrini Filho A. A saúde e seus determinantes sociais, Physis. 2007 17(1) :77-93.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Oliveira GN. O projeto terapêutico singular. In: Campos GWS, Guerrero AVP (Orgs.). Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. 3ed. São Paulo: Hucitec, 2023. p.283-297.

Pimenta SG, Anastasiou, LGC. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

Bedrikow R. A Clínica e as Políticas Públicas de Saúde para a Atenção Básica no Brasil. 2013. 199f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo.

Mendes EV. A evolução histórica da prática médica: suas implicações no ensino, na pesquisa e na tecnologia médicas. Belo Horizonte: PUC-MC/FINEP, 1984.

Fonsêca GS, Junqueira SR, Botazzo C, Carvalho YM, Araujo ME. A clínica do corpo sem boca. Saúde Soc. 2016; 25(4):1039-49.

Fonsêca GS, Junqueira SR, Araújo MC, Botazzo C. Modelo lógico-ideal para o estágio curricular supervisionado: a educação pelo trabalho na formação Odontológica. Rev ABENO. 2015;15(2):2-11.

Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família - ESF e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 out. 2011.

Published

08-01-2018

How to Cite

Franco, L. L. M. M., Martorell, L. B., dos Reis, L. B. M., & Tavares, G. G. (2018). Thematic sensorial station: a pedagogical resource for training the dentist in the production of healthcare. Revista Da ABENO, 17(4), 193–202. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.519

Issue

Section

Edição temática Clínica Ampliada