Thematic sensorial station: a pedagogical resource for training the dentist in the production of healthcare
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.519Keywords:
Concept Formation. Health Education. Dentistry. Education, Dental.Abstract
The thematic sensorial station is a pedagogical resource that uses photographic images and/or objects in a given classroom space ("station"). Thus, students can feel objects using their five senses to bring them to reflections. This resource was proposed in the training of dental surgeons, to sensitize the participants in the production of health care, especially in the professional conduct to be taken in different contexts. This article intends to present the results of the application of the thematic sensorial station as pedagogical practice in the training of the dental surgeon, based on the experience developed in the area of public health, in the dentistry course. It is an experience report and has a descriptive and reflective approach. The application of this pedagogical resource focused on the five senses is innovative in the teaching-learning process and also favors the awareness of professional practice to be felt and developed in a humanized way, individually or collectively.
Downloads
References
Bedrikow R, Campos GWS. História da Clínica e Atenção Básica: o desafio da ampliação. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 2015.
Guyton AC, Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 11.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
Moreira MA, Caballero MC, Rodríguez ML (Orgs.) (1997). Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, España. pp. 19-44. [Acesso em: 10 ago. 2017]. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10ed. São Paulo: Hucitec; 2007.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília, 2002.
Buss PM, Pellegrini Filho A. A saúde e seus determinantes sociais, Physis. 2007 17(1) :77-93.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
Oliveira GN. O projeto terapêutico singular. In: Campos GWS, Guerrero AVP (Orgs.). Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. 3ed. São Paulo: Hucitec, 2023. p.283-297.
Pimenta SG, Anastasiou, LGC. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
Bedrikow R. A Clínica e as Políticas Públicas de Saúde para a Atenção Básica no Brasil. 2013. 199f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo.
Mendes EV. A evolução histórica da prática médica: suas implicações no ensino, na pesquisa e na tecnologia médicas. Belo Horizonte: PUC-MC/FINEP, 1984.
Fonsêca GS, Junqueira SR, Botazzo C, Carvalho YM, Araujo ME. A clínica do corpo sem boca. Saúde Soc. 2016; 25(4):1039-49.
Fonsêca GS, Junqueira SR, Araújo MC, Botazzo C. Modelo lógico-ideal para o estágio curricular supervisionado: a educação pelo trabalho na formação Odontológica. Rev ABENO. 2015;15(2):2-11.
Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família - ESF e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 out. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).