Estação sensorial temática: recurso pedagógico para formação do cirurgião-dentista na produção do cuidado em saúde
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.519Palabras clave:
Formação de Conceito. Educação em Saúde. Odontologia. Educação em Odontologia.Resumen
A estação sensorial temática é um recurso pedagógico que utiliza imagens fotográficas e/ou objetos em determinado espaço da sala de aula (“estação”), para que os estudantes percebam os materiais utilizando seus cinco sentidos e com o objetivo de conduzi-los a reflexões. O mencionado recurso foi proposto na formação de cirurgiões-dentistas, para sensibilizar os participantes na produção do cuidado em saúde com foco na conduta profissional a ser tomada em diferentes contextos. Este artigo busca apresentar os resultados da aplicação da estação sensorial temática como prática pedagógica, tendo como base a experiência desenvolvida nas disciplinas da área de Saúde Coletiva, no curso de Odontologia. Trata-se de relato de experiência e tem abordagem descritiva e reflexiva. Considera-se que a aplicação de um recurso pedagógico voltado para os cinco sentidos inova o processo ensino-aprendizagem, além de sensibilizar quanto a uma prática profissional a ser sentida e desenvolvida de forma humanizada, tanto no âmbito individual quanto coletivo.
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