Sala de aula invertida para o ensino do conteúdo abertura coronária em Endodontia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.584

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Aprendizagem por Associação de Pares. Endodontia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a sala de aula invertida como estratégia de ensino-aprendizagem para o conteúdo abertura coronária. O material didático para estudo prévio individual pelos estudantes foi disponibilizado online por meio de um software/aplicativo para desktop e dispositivos móveis contendo textos, imagens e vídeos demonstrativos. Nas aulas presenciais, o estudo prévio foi avaliado por um teste individual e em grupos houve discussão das respostas individuais monitorada pelo professor. Em seguida, foi apresentado um caso-problema, acompanhado de questões a serem resolvidas.  Houve discussão das respostas até o entendimento e solução do problema apresentado. Vídeos com a sequência dos procedimentos para abertura coronária de elementos dentários simulados foram projetados antes e durante a execução da prática laboratorial. Por meio das respostas dos questionários de expectativa e de avaliação do método, 92,8% concordaram ser um método adequado para o aprendizado do tema proposto, apesar da maioria (64,2%) reconhecer que teriam dificuldades para o domínio do conteúdo. Após a atividade laboratorial, 100% dos estudantes estavam satisfeitos e confirmaram que o método contribuiu para o seu aprendizado. Além disso, 92,8% concordaram que a estratégia de ensino superou as expectativas e que estavam motivados para outras experiências. Os dados da autoavaliação de aquisição de competências pré e pós sala de aula invertida comprovaram que houve aprendizado significativo pelos estudantes e todos foram considerados habilitados baseados nos dados após a observação das habilidades pelo professor. Concluiu-se que a estratégia da sala de aula invertida foi adequada para o estudo do conteúdo abertura coronária.

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Biografia do Autor

Paulo Maurício Reis de Melo Júnior, Universidade de Pernambuco

Odontologia/Endodontia

Sandra Maria Alves Sayão Maia

Departamento de odontologia

Área Endodontia

Rodolfo Scavuzzi Carneiro da Cunha, FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO RECIFE

Departamento de Odontologia

Edval Espíndola Júnior, Faculdade de Odontologia do Recife

Departamento de odontologia

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Publicado

27-06-2018

Como Citar

Melo Júnior, P. M. R. de, Maia, S. M. A. S., Cunha, R. S. C. da, Espíndola Júnior, E., & Bollela, V. R. (2018). Sala de aula invertida para o ensino do conteúdo abertura coronária em Endodontia. Revista Da ABENO, 18(2), 182–191. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.584

Edição

Seção

Artigos