Avaliação contínua da aprendizagem por meio da aplicação de quiz semanal no ensino da Periodontia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.623Palavras-chave:
Avaliação Educacional. Aprendizagem. Periodontia. Estudo Observacional. Educação em Odontologia.Resumo
A avaliação contínua e rotineira mantém o estudante sob constante estudo, leitura e aprendizado, além de suavizar o impacto das avaliações teóricas formais sobre os critérios tradicionais de aprovação. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da aplicação de quiz semanal sobre a nota da avaliação teórica formal no componente curricular Periodontia I do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná. Para este estudo observacional retrospectivo, avaliaram-se os campos "nota quiz" e "nota avaliação" dos diários de classe das turmas do primeiro e segundo semestres de 2016, respectivamente “sem quiz" (n=53) e “com a realização de quiz semanal” (n=55). As avaliações teóricas formais foram idênticas para as duas turmas. Os dados referentes ao número de quizzes realizados e média das notas de quiz foram tabulados. As análises estatísticas utilizadas foram teste t de Student e coeficiente de correlação de Spearman. A aplicação de quiz semanal deslocou a curva referente às notas de avaliação teórica à direita, sendo que as notas foram significativamente maiores neste grupo (p<0.01). Além disso, houve correlação significativa entre a nota da avaliação teórica e o número de quizzes realizados por cada estudante (r=0,39; p<0,01), bem como com a média da nota do quiz (r=0,47; p<0,01). Concluiu-se que a utilização de quiz semanal como instrumento de avaliação da aprendizagem influi positivamente no grau de conhecimento adquirido, provavelmente devido a um maior estímulo à leitura e estudo constante.
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