Procedimentos de ensino utilizados no curso de Odontologia de uma universidade pública

Autores

  • Natasha de Almeida Dutra Toledo
  • Raquel Baroni de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.639

Palavras-chave:

Metodologia. Educação Superior. Docentes. Educação em Odontologia

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem vem passando por muitas mudanças ao longo dos anos, um dos motivos é buscar adaptar-se à geração de estudantes das escolas e universidades. Essa adaptação vem ocorrendo também no currículo dos cursos de nível superior, dentre eles, a Odontologia. Uma forma de registrar tais mudanças é a análise do projeto pedagógico dos cursos (PPC) de Odontologia. No PPC existem informações vitais e importantes sobre o objetivo, o curso, disciplinas obrigatórias e optativas, bem como os procedimentos de ensino que os docentes estão utilizando. O objetivo do presente estudo foi verificar os procedimentos de ensino registrados no PPC do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e comparar com os procedimentos de ensino citados pelos docentes que atuam no ciclo profissionalizante, por meio de entrevista baseada em roteiro. Na pesquisa documental do PPC foram incluídas 50% (15) das disciplinas do ciclo profissionalizante (5º ao 10º período). A seguir, foram entrevistados os docentes destas disciplinas lotados em três departamentos - Clínica Odontológica, Prótese Dentária e Medicina Social – os quais foram selecionados aleatoriamente. O procedimento de ensino mais frequentemente citado pelos docentes foi a aula expositiva (93%), seguido de seminário (40%). No PPC o procedimento de ensino registrado mais frequentemente foi o seminário (91%), seguido da aula expositiva (83%). Outros seis procedimentos de ensino foram citados pelos docentes e registrados no PPC, dentre eles a pesquisa bibliográfica, aprendizado baseado em problema, estudo dirigido, grupo de estudo, discussão e problematização. Existe pouca diversidade nos procedimentos de ensino citados pelos docentes entrevistados e descritos no PPC de Odontologia da UFES. Pode-se concluir que existe alguma dificuldade por parte dos docentes entrevistados para adotar novos procedimentos de ensino.

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Biografia do Autor

Natasha de Almeida Dutra Toledo

Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal do Espírito Santo

Raquel Baroni de Carvalho

Professora Associada do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

10-07-2019

Como Citar

Toledo, N. de A. D., & Carvalho, R. B. de. (2019). Procedimentos de ensino utilizados no curso de Odontologia de uma universidade pública. Revista Da ABENO, 19(1), 80–89. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.639

Edição

Seção

Artigos