Preceptoria nos serviços públicos especializados como cenário de aprendizagem na formação em Odontologia

Autores

  • Rebeca Valeska Soares Pereira Universidade Estadual da Paraíba
  • Lydiane dos Santos Dantas Universidade Estadual da Paraíba
  • Ítalo de Macedo Bernardino Universidade Estadual da Paraíba
  • Viviane Costa Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Renata Cardoso Rocha Madruga Universidade Estadual da Paraíba
  • Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.648

Palavras-chave:

Preceptoria. Saúde Pública. Ensino. Odontologia.

Resumo

A preceptoria é um dos pilares no processo da integração ensino-serviço, oportunizando a prática de diversas competências profissionais e propondo uma nova forma de pensar a formação. Partilhar experiências, articular teoria e prática de forma dinâmica e participativa, incentivar o estudante induzindo-o a uma abordagem integral do paciente e comprometimento com a equipe de saúde, o serviço e o SUS, são práticas que proporcionam ganhos no processo de aprendizagem. Esta pesquisa objetivou traçar o perfil de competências e habilidades dos cirurgiões-dentistas que atuam nos serviços públicos de atenção secundária e terciária à saúde na cidade de Campina Grande/PB a fim de identificar as características e expectativas acerca do exercício da preceptoria. Tratou-se de uma pesquisa observacional, quantitativa, descritiva, do tipo transversal, desenvolvida por meio de pesquisa de campo, com levantamento de dados por meio de aplicação de questionário. A maioria dos profissionais tinha até 37 anos de idade (55,9%), sexo masculino (52,9%), com tempo de formação igual ou inferior há 13 anos, assinalando que a integração ensino-serviço é extremamente importante (70,6%), nunca participou de formação para preceptores (67,6%). Todos os profissionais com menor tempo de formação relataram sentir-se preparados para a função de preceptoria e, nesse aspecto, a maioria que desejou atuar como preceptor (92,0%) afirmou sentir-se preparado para a função. Os participantes compreendem a integração ensino-serviço como potencial estratégia colaboradora do processo de mudança de práticas na formação em saúde, demonstrando desejo de atuar na preceptoria e participar de programas de capacitação em educação permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Valeska Soares Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

Cirurgiã-dentista pela Universidade Estadual da Paraíba, graduação concluída em 2017. Durante a formação acadêmica, integrou-se em projetos de extensão do Departamento de Odontologia da UEPB (Doutores do sorriso; Saúde Bucal, esporte seguro e Lazer; Tenha dentes por toda vida; Liga Interdisciplinar de Combate ao Câncer Oral - LINCCO; Empodera SUS; Aplicações Terapêuticas de Laserterapia da Clínica Odontológica). Desenvolveu projetos de pesquisa como aluna de iniciação científica (PIBIC/CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), como também, foi monitora da disciplina de Cirurgia Odontológica e Anestesiologia. Participou da Operação Jenipapo no município de Mata Roma - MA pelo Projeto Rondon representando o curso de Odontologia da UEPB, em que desenvolveu diversas atividades junto a população local no âmbito da saúde pública. Possui experiência em diversas áreas, com ênfase em: Saúde Coletiva, Educação em saúde, Promoção e Prevenção de Saúde, Odontologia comunitária, Políticas Públicas de Saúde, Atenção básica, Epidemiologia, Análises Complexas de Dados. Apresenta grande interesse de engajamento em movimentos, programas e pesquisas que tenham por objetivo fomentar, estabelecer e incentivar métodos e estratégias que visem o desenvolvimento intelectual e humano do profissional em formação estabelecendo, dessa forma, iniciativas e compromisso com as esferas que envolvem a melhoria dos serviços prestados a população.

Lydiane dos Santos Dantas, Universidade Estadual da Paraíba

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Estadual da Paraíba. É membro da Sociedade Brasileira de Odontologia (ABO) desde 2013, membro associado da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) e membro efetivo da Sociedade Norte-Nordeste de Pesquisa Odontológica (SNNPQO). Possui interesse em participar de pesquisas que visem analisar, complementar e criar políticas e estratégias que formetem o desempenho ético e moral do profissional de saúde, bem como pesquisas que tragam inovações técnicas e científicas, garantindo a prestação satisfatória de serviços à sociedade.

Ítalo de Macedo Bernardino, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (Área de Concentração: Clínicas Odontológicas; Linha de Pesquisa: Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia). Especialização em andamento em Implantodontia pelo Instituto de Odontologia da Paraíba (IOP) e em Saúde Coletiva e da Família pelo Centro de Ensino São Leopoldo Mandic-SP. Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). É Membro Aspirante da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) e da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica (SNNPqO). Atualmente é Professor Substituto do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (Campus VIII). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em: Clínica Integrada, Periodontia, Implantodontia, Saúde Coletiva, Epidemiologia, Odontologia Preventiva, Metodologia do Trabalho Científico, Bioestatística e Análise Multivariada de Dados.

Viviane Costa Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Atualmente é graduanda em Odontologia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), cursando o terceiro período. Desenvolveu projeto de extensão em Odontologia, abordando áreas da Anatomia e Prevenção e Promoção à Saúde Bucal. Possui graduação em Tecnologia em Radiologia pela Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande (2014). Podendo atuar no apoio ao diagnóstico na preparação e execução de exames de diagnóstico por imagem. Tendo conhecimento das técnicas radiológicas, radioterápicas, radioisotópicas, industriais e medicina nuclear. 

Renata Cardoso Rocha Madruga, Universidade Estadual da Paraíba

Possui Doutorado em Odontologia (Área de concentração: Saúde Coletiva) pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco-FOP/ Universidade de Pernambuco-UPE (2009). Mestrado em Odontologia (Área de concentração: Saúde Coletiva) pela Universidade de Pernambuco-UPE (2006). Especialização em Processos Educacionais na Saúde, com ênfase em facilitação de Metodologias Ativas de Ensino- Aprendizagem pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP/HSL (2014). Especialização em Serviços de Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas-FACISA (2004). Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB (2002). Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB (1999). Exerce o cargo efetivo de Professor(a) Doutor(a) B DE da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB com lotação no Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde-CCBS, Campus I - Campina Grande-PB, ministra aula nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III; Odontologia Preventiva e Social I, II e III; Gestão de Qualidade em Saúde. Tem experiência na área de Saúde Pública com ênfase em Gestão, Planejamento, Avaliação, Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia em Saúde Bucal, Levantamentos Epidemiológicos, Estratégia Saúde da Família.

Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especializações em Administração Universitária pela UEPB, Saúde Pública pela Unversidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Odontologia em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)1995, Educação para preceptores do SUS (Instituto Sírio Libanês/MS), Mestrado em Odontologia Social pela UFRN (1998) e doutorado em Odontologia, área de concentração Saúde Coletiva, pela FOP/UPE, Recife Pernambuco (2008). Tema da Tese de Doutorado "Satisfação com aspectos psicossociais no trabalho e saúde dos profissionais das equipes do Programa Saúde da Família em Recife, Pernambuco. Atualmente é professora titular do Departamento de Odontologia da UEPB em Campina Grande, dos componentes curriculares, Estágio Supervisionado, Odontologia Preventiva e Social, e Gestão de Qualidade em Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Odontologia em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em saúde, Epidemiologia das doenças bucais nas diversas etapas da vida, Prevenção, Odontologia comunitária; Administração, planejamento e gestão de serviços de saúde; Políticas Públicas de Saúde; Atenção básica; Saúde do trabalhador. Coordenadora de Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa de extensão "Doutores do sorriso".

Referências

Brasil. Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 de setembro de 1990. Seção 1. [Acesso em 15 de maio de 2017]. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm.

Cavalheiro MTP, Guimarães AL. Formação para o SUS e os desafios da integração ensino serviço. Caderno FNEPAS. 2011;1:19-27.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução n° CNE/CES 3/2002 de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Farmácia e Odontologia. Diário Oficial, Brasília, DF, 04 de março de 2002, seção 1, p. 10. [Acesso em 15 de maio de 2017]. Disponível em: http://portal.mec.gov. br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf.

Morita MC, Kriger L. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Rev ABENO. 2004;4(1):17-21.

Chiesa AM, Nascimento DDG, Braccialli LAD, Oliveira MAC, Ciampone MHT. A formação de profissionais da saúde: aprendizagem significativa à luz da promoção da saúde. Cogitare Enferm. 2007;12(2):236-40.

Souza AL, Carcereri DL. Qualitative study of the teaching-service integration in an undergraduate Dentistry course. Interface Comunic Saúde Educ. 2011;15(39):1071-84.

Toassi RFC, Baumgarten A, Warmling CM, Rossoni E, Rosa AR, Slavutzky SMB. Teaching at primary health care services within the Brazilian national health system (SUS) in Brazilian health care professionals' training. Interface. 2013;17(45):385-392.

Warmling CM, Baldisserotto J, Stocker J, Gallo DB, Pezzato LM, Hugo FN. O agir em competência para o cuidado especializado na saúde bucal. Rev ABENO. 2015;15(1):1-16.

Botti SHO, Rego S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis?. Rev Bras Educ Méd. 2008;32(2):363-72.

Rocha HC, Ribeiro VB. Training course for teaching preceptors of medical internship. Rev Bras Educ Méd. 2012;36(3):343-50.

Larson R, Farber B. Estatística aplicada. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall; 2016.

Araújo ME, Zilbovicius C. A formação acadêmica para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). In: Moysés ST, Kriger L, Moysés SJ. (Orgs.). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: Artes Médicas; 2008. p. 277-90.

Morita MC, Haddad AE. A concepção pedagógica e as Diretrizes Curriculares Nacionais: interface da área da educação e da saúde na perspectiva da formação e do trabalho das Equipes da Saúde da Família. In: Moysés ST, Kriger L, Moysés SJ. (Orgs.). Saúde bucal das famílias: trabalhando com evidências. São Paulo: Artes Médicas; 2008. p. 268-76.

Silva EVM. A formação de profissionais da saúde em sintonia com o SUS: currículo integrado e interdisciplinar. Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do CONASEMS. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

Albuquerque VS, Batista RS, Tanji S, Moco ETSM. Currículos disciplinares da área da saúde: ensaio sobre saber e poder. Interface – Comunic, Saúde, Educ 2009;13(31):261-72.

Werneck MAF, Senna MIB, Drumond MM, Lucas SD. Nem tudo é estágio: contribuições para o debate. Ciênc Saúde Colet. 2010; 15(1):221-31.

Zilbovicius C, Araujo ME, Botazzo C, Frias AC, Junqueira SR, Junqueira CR. A paradigm shift in predoctoral dental curricular in Brazil: evaluating the process of change. J Dent Educ. 2011;75(4):557-64.

Piskorowski WA, Fitzgerald M, Mastey J, Krell RE. Development of a sustainable community-based dental education program. J Dent Educ. 2011;75(8):1038-43.

González RD, Almeida MJ. Integralidade da saúde: norteando mudanças na graduação dos novos profissionais. Ciênc Saúde Colet. 2010;15(3):757-62.

Missaka H, Ribeiro VMB. A preceptoria na formação médica: subsídios para integrar teoria e prática na formação profissional — o que dizem os trabalhos nos congressos brasileiros de educação médica. Rev Bras Educ Méd. 2011;35(3):303-10.

Fonseca EP. The national curriculum guidelines and training of Brazilian dentists. Manag Prim Health Care. 2012;3(2):158-78.

Trajman A, Assunção N, Venturi M, Tobias D, Toschi W, Brant V. Student supervision in primary care clinics in the Rio de Janeiro city health department: opinions by healthcare professionals. Rev Bras Educ Méd. 2009; 33(1):24-32.

Publicado

31-12-2018

Como Citar

Pereira, R. V. S., Dantas, L. dos S., Bernardino, Ítalo de M., Silva, V. C., Madruga, R. C. R., & Lucas, R. S. de C. C. (2018). Preceptoria nos serviços públicos especializados como cenário de aprendizagem na formação em Odontologia. Revista Da ABENO, 18(4), 176–185. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.648

Edição

Seção

Artigos