Comparação de estratégias para aprimoramento de graduandos de Odontologia na prescrição medicamentosa
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.655Palavras-chave:
Educação em Odontologia. Prescrições de Medicamentos. Odontologia. Ensino.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar diferentes estratégias para o aprimoramento de graduandos de Odontologia sobre normas de prescrição medicamentosa. Foram avaliados 72 estudantes, os quais foram divididos aleatoriamente em 3 grupos (n=24): Grupo 1 – em cada etapa de avaliação foi apresentado um vídeo explicativo sobre normas de prescrição com duração de 15 minutos; Grupo 2 – o mesmo vídeo foi disponibilizado em uma plataforma virtual (com acesso ilimitado); Grupo 3 – controle: os estudantes não tiveram atividades adicionais sobre o tema. Foram realizadas 4 avaliações e os voluntários receberam um caso clínico diferente em cada avaliação, realizando uma prescrição para a situação clínica proposta. Para cada prescrição realizada foi atribuída uma pontuação considerando diferentes itens: identificação do profissional e do paciente, concentração, dose e quantidade do medicamento, instruções, dentre outros. Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística, com nível de significância de 5%. Não foram observadas diferenças significativas na avaliação basal entre os grupos (p>0,05). Após o uso das diferentes estratégias foram observados melhores resultados para G1 quando comparados a G2 e G3 (p<0,05). Concluiu-se que o uso do vídeo presencial foi o que proporcionou melhores resultados em relação às normas de prescrição de medicamentos.
Downloads
Referências
Donaldson LJ, Kelley ET, Dhingra-Kumar N, Kieny MP, Sheikh A. Medication without harm: WHO’s Global Patient Safety Challenge. Lancet. 2017;39(10080):1680-1.
Ramacciato J, Motta RHL. Terapêutica Medicamentosa na Implantodontia. In: Perri PS, Pellizer EP. Fundamentos em Implantodontia - uma visão contemporânea. 2a ed. São Paulo: Quintessence; 2015.
Meiners MMMA, Bergsten-Mendes G. Prescrição de medicamentos para crianças hospitalizadas: como avaliar a qualidade? Rev Assoc Med Bras. 2001;47(4):332-7.
Armonia LP, Rocha RG. Como prescrever em Odontologia – marcas e genéricos. 9a ed. São Paulo: Santos; 2011.
Araújo LG, Biagini FC, Fernandes RL, Caputo IGC, Silva RHA. Conhecimento de acadêmicos de Odontologia sobre os aspectos clínicos, éticos e legais da prescrição medicamentosa. RFO UPF. 2012; 17(1):50-4.
Néri ED. Erros de prescrição de medicamentos em um hospital brasileiro. Rev Assoc Med Bras. 2011;57(3):306-14.
Ganashree P, Bhuvana K, Sarala N. Critical review of drug promotional literature using the World Health Organization guidelines. J Res Pharm Pract. 2016 Jul- Sep;5(3):162-5.
Cunha FL, Penna LAP, Soares HA, Varella MA. Anvisa eo Cirurgião- Dentista: do controle de qualidade de insumos às normas de prescrição de antimicrobianos. Rev Assoc Cir Paul Dent. 2011;65(4):252-7.
Castilho LS, Paixão HH, Perini E. Prescrição de medicamentos de uso sistêmico po cirurgiões-dentistas, clínicos gerais Rev Saúde Pública.1999;33(3):287-94.
Carvalho VA, Borgatto AF Lopes LC. Knowledge level for prescription of nonsteroidal anti-inflammatory by dentists in São José dos Campos, São Paulo State, Brazil. Ciênc Saude Colet. 2010;15 Suppl 1:1773-82.
Jain A, Gupta D, Singh D, Garg Y, Saxena A, Chaudhary H, et al. Knowledge regarding prescription of drugs among dental students: a descriptive study. J Basic Clin Pharm. 2015;7(1):12-6.
Martín-Jiménez M, Martín-Biedma B, López-López J, Alonso-Ezpeleta O, Velasco-Ortega E, Jiménez-Sánchez MC, et al. Dental students’ knowledge regarding the indications for antibiotics in the management of endodontic infections. Int Endod J. 2018;51(1):118-27.
Oberoi SS, Dhingra C, Sharma G, Sardana D. Antibiotics in dental practice: how justified are we. Int Dent J. 2015;65(1):4-10.
Pereira FM, Araújo MDO, Silva DRS, Santos AS, Lira EM, Nascimento LS. Antibiotic prophylaxis in Dentistry: a teaching experience using conceptual maps. Rev ABENO. 2018;18(1):155-160.
Moura CS, Naves JOS, Coelho EB, Lia EN. Assessment of quality of prescription by dental students. J Appl Oral Sci 2014;22(3):204-8.
Gelal A, Gumustekin M, Arici MA, Gidener S. Rational pharmacotherapy training for fourth-year medical students. Indian J Pharmacol. 2013;45(1):4-8.
Akram A, Zamzam R, Mohamad NB, Abdulah D, Meerah SM. An assessment of the prescribing skills of undergraduate dental students in Malaysia. J Dent Educ. 2012;76:1527-31.
Gadbury-Amyot CC, Singh AH, Overman PR. Teaching with technology: learning outcomes for a combined dental and dental hygiene online hybrid oral histology course. J Dent Educ. 2013;77(6):732-43.
Gonzalez SM, Gadbury-Amyot CC. Using Twitter for teaching and learning in na Oral and Maxillofacial Radiology Course. J Dent Educ. 2016;80(2):149-55.
Barbosa ACS, Oliveira CVC, Gueiros MCN, Lima MC, Vasconcelos MMB, Caldas Júnior AF. Uso da tecnologia educacional web-based por profissionais da Odontologia brasileira. Rev ABENO. 2018;18(1):23-33.
Kamarudin G, Penm J, Chaar B, Moles R. Educational interventions to improve prescribing competency: a systematic review. BMJ Open. 2013;30;3(8):e003291.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).