Comparação de estratégias para aprimoramento de graduandos de Odontologia na prescrição medicamentosa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.655

Palabras clave:

Educação em Odontologia. Prescrições de Medicamentos. Odontologia. Ensino.

Resumen

O objetivo deste estudo foi avaliar diferentes estratégias para o aprimoramento de graduandos de Odontologia sobre normas de prescrição medicamentosa. Foram avaliados 72 estudantes, os quais foram divididos aleatoriamente em 3 grupos (n=24): Grupo 1 – em cada etapa de avaliação foi apresentado um vídeo explicativo sobre normas de prescrição com duração de 15 minutos; Grupo 2 – o mesmo vídeo foi disponibilizado em uma plataforma virtual (com acesso ilimitado); Grupo 3 – controle: os estudantes não tiveram atividades adicionais sobre o tema. Foram realizadas 4 avaliações e os voluntários receberam um caso clínico diferente em cada avaliação, realizando uma prescrição para a situação clínica proposta. Para cada prescrição realizada foi atribuída uma pontuação considerando diferentes itens: identificação do profissional e do paciente, concentração, dose e quantidade do medicamento, instruções, dentre outros. Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística, com nível de significância de 5%. Não foram observadas diferenças significativas na avaliação basal entre os grupos (p>0,05). Após o uso das diferentes estratégias foram observados melhores resultados para G1 quando comparados a G2 e G3 (p<0,05). Concluiu-se que o uso do vídeo presencial foi o que proporcionou melhores resultados em relação às normas de prescrição de medicamentos.

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Publicado

10-07-2019

Cómo citar

Scarpin, T. B., Oliveira, L. B., Bergamaschi, C. de C., Ramacciato, J. C., & Motta, R. H. L. (2019). Comparação de estratégias para aprimoramento de graduandos de Odontologia na prescrição medicamentosa. Revista Da ABENO, 19(1), 66–72. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.655

Número

Sección

Artículo