Desenvolvimento de habilidades na formação de estudantes de Odontologia: a contribuição da Terapia Ocupacional e da Psicologia

Autores

  • Isabel Cristina Luck Coelho de Holanda Universidade de Fortaleza
  • Luara da Costa França Universidade de Fortaleza
  • Sandra Helena de Carvalho Albuquerque Universidade de Fortaleza
  • Veruska Gondim Fernandes Universidade de Fortaleza
  • Sharmênia de Araújo Soares Nuto Universidade de Fortaleza; Fundação Oswaldo Cruz – Ceará https://orcid.org/0000-0002-4763-6773

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.661

Palavras-chave:

Ensino. Educação Superior. Estudantes de Odontologia.

Resumo

Relata-se a experiência de um Curso de Odontologia no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, cognitivas e sociais dos discentes a partir da atuação interprofissional entre as áreas de Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Descreve-se o diagnóstico e o acompanhamento do desenvolvimento dessas habilidades em atividades curriculares obrigatórias (unidades curriculares) e não obrigatórias (Projeto de Acompanhamento de Competências Técnicas de Odontologia – PACTO). Verificou-se que, além do pioneirismo da inserção curricular da Psicologia e da Terapia Ocupacional no desenvolvimento de habilidades para a práxis odontológica, essa experiência visibiliza aos docentes e discentes e à comunidade acadêmica a importância dos aspectos psicomotores, cognitivos e sociais no processo de ensino-aprendizagem em Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Luck Coelho de Holanda, Universidade de Fortaleza

Docente do Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza. Terapeuta Ocupacional

Luara da Costa França, Universidade de Fortaleza

Docente do Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza. Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará

Sandra Helena de Carvalho Albuquerque, Universidade de Fortaleza

Docente do Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, Mestre em Saúde Pública

Veruska Gondim Fernandes, Universidade de Fortaleza

Docente do Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, Mestre em Saúde Coletiva, Psicóloga

Sharmênia de Araújo Soares Nuto, Universidade de Fortaleza; Fundação Oswaldo Cruz – Ceará

Docente do Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza. Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – Ceará

Referências

Cavalcanti A, Silva e Dutra FCM, Elui VMC. Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo. Rev Ter Ocup Univ São Paulo. 2015; 26 (ed. especial): 1-49.

Rosa Neto F. Manual de avaliação motora. 2 ed. Florianópolis: DIOESC; 2014.

Tabaquim MLM. Desenvolvimento cognitivo. In: Rodrigues SD, Azoni CAS, Ciasca SM. (Org.). Transtornos do desenvolvimento: da identificação precoce às estratégias de intervenção. Ribeirão Preto: Book Toy; 2014. p. 75-84.

Del Prette ZAP, Del Prette A. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis: Vozes; 2000.

Bock AMB. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva; 2003.

Gonçalvez MGM. Psicologia, subjetividade e política públicas. São Paulo: Cortez; 2010.

Benzaquen GP, Moreci PR. Capacitação do médico para comunicar más notícias à criança. Rev Bras Educ Méd. 2008; 32(4):468-73.

Noro LRA, Nuto SAS, Moreira TP, Moura KS, Novais PMR. Projeto pedagógico: a construção coletiva. In: Noro LRA, org. Curso de Odontologia da UNIFOR: 10 anos ensinando e aprendendo. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2005.

Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; 1988.

Código de ética (2012). Código de ética odontológico. Rio de Janeiro, RJ: Conselho Federal de Odontologia; 2012.

Nestel D, Tierney T. Role-play for medical students learning about communication: guidelines for maximising benefits. BMC Med Educ. 2007; 7(3):1-9.

Pico BF, Kopp MS. Paradigm shifts in medical and dental education: Behavioral sciences and behavioral medicine. Eur J Dent Educ. 2004;8(1): 25-31.

Veerkamp JSJ, Gruythuysen RJM, Van Amerongen WE, Hoogstraten J, Weerhijm KL. (1995). Dentist’s ratings of child dental-patients’ anxiety. Commun Dent Oral Epidemiol. 1995; 23(6):356-9.

Guimaraes J. Relações paciente-profissional, o evento central das ciências da saúde. In: Marcucci G. Fundamentos de Odontologia – Estomatologia. 2 ed. Santos: VitalBook, 2014. p. 39-58.

Miyadahira AMK. Capacidades motoras envolvidas na habilidade psicomotora da técnica de ressuscitação cardiopulmonar: subsídios para o processo ensino-aprendizagem. Rev Esc Enferm USP. 2001; 35(4):366-73.

Publicado

10-07-2019

Como Citar

Holanda, I. C. L. C. de, França, L. da C., Albuquerque, S. H. de C., Fernandes, V. G., & Nuto, S. de A. S. (2019). Desenvolvimento de habilidades na formação de estudantes de Odontologia: a contribuição da Terapia Ocupacional e da Psicologia. Revista Da ABENO, 19(1), 40–48. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.661

Edição

Seção

Artigos