Significados do estágio em Unidades Básicas de Saúde para estudantes de graduação

Autores

  • Lucimar Aparecida Britto Codato Universidade Estadual de Londrina
  • Mara Lúcia Garanhani Universidade Estadual de Londrina
  • Alberto Durán González Universidade Estadual de Londrina
  • Daniela Lemos Carcereri Universidade Federal de Santa Catarina
  • Brigida Gimenez Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Celeste Morita Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.662

Palavras-chave:

Estágios. Pesquisa Qualitativa. Educação Superior. Atenção Primária à Saúde. Serviços de Integração Docente-Assistencial.

Resumo

Trata-se de pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica hermenêutica, apoiada nos ensinamentos de Martin Heidegger que buscou compreender os significados do estágio em Unidade Básica de Saúde (UBS), entendido como uma possibilidade de habitar e 'ser-com-outro' no mundo do trabalho, para dez estudantes do último ano da graduação. Para os pesquisados, coabitar o mundo da UBS é percebido como cumprimento de uma orientação educacional obrigatória, que pode qualificar a formação e também uma possibilidade de as pessoas envolvidas ensinarem e aprenderem. Porém, o estudo desvelou a necessidade de fortalecimento da comunicação entre docentes e estudantes para que as intencionalidades e as potencialidades da integração ensino-serviço de saúde estejam mais claras para os estudantes. Os estudantes parecem ter sido lançados na UBS sem muito conhecimento e apropriação em relação ao porquê de eles vivenciarem este espaço existencial.

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Biografia do Autor

Lucimar Aparecida Britto Codato, Universidade Estadual de Londrina

Profa. da área de Saúde Coletiva do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina-PR

Mara Lúcia Garanhani, Universidade Estadual de Londrina

Profa. do Dpto de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

Alberto Durán González, Universidade Estadual de Londrina

Prof. da área de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina

Daniela Lemos Carcereri, Universidade Federal de Santa Catarina

Profa. do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Brigida Gimenez Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Profa. do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina

Maria Celeste Morita, Universidade Estadual de Londrina

Profa. da área de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

10-07-2019

Como Citar

Codato, L. A. B., Garanhani, M. L., González, A. D., Carcereri, D. L., Carvalho, B. G., & Morita, M. C. (2019). Significados do estágio em Unidades Básicas de Saúde para estudantes de graduação. Revista Da ABENO, 19(1), 2–9. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.662

Edição

Seção

Artigos