Reorientação do estágio de Odontologia no SUS subsidiada pela criticidade de preceptores

Autores

  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Eduardo Bauml Campagnoli Universidade Estadual de Campinas
  • Marcos Cezar Pomini Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0001-8129-7165
  • Karine Leticia da Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Alessandra de Souza Martins Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.765

Palavras-chave:

Preceptoria. Educação Superior. Sistema Único de Saúde.

Resumo

O preceptor de estágio exerce influência chave na formação profissional e pessoal do estagiário. Uma vez que o preceptor está grande período de tempo em contato com o acadêmico, este pode auxiliar na identificação das principais limitações do estágio curricular de Odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo foi expor percepções críticas de cirurgiões-dentistas preceptores de estágio no SUS, com enfoque no processo de reestruturação curricular de um curso de graduação em Odontologia. Realizou-se pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa junto a cirurgiões-dentistas preceptores de estágio (n=8) do referido curso. A apreensão das informações se deu por meio da técnica em entrevista de Grupo Focal e os dados foram transcritos e categorizados por meio da Análise de Conteúdo Temática. Da análise emergiram quatro dimensões: Estrutura Organizacional, Perfil do Estagiário, Serviço de Saúde e Atuação do Orientador. Os preceptores investigados assumem a importância do estágio para a integração entre academia e serviço. Todavia, sua percepção encontra-se arraigada no modelo biologicista, o que sugere um enorme desafio às políticas públicas atuais e em especial à mudança curricular do curso de Odontologia, centrada na integralidade da atenção humana e na abordagem humanista, crítica e reflexiva em saúde.

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Biografia do Autor

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia Social e Preventiva – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Professora adjunto do departamento de odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG.

Eduardo Bauml Campagnoli, Universidade Estadual de Campinas

Cirurgião-dentista. Doutor em Estomatopatologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professor adjunto do departamento de odontologia da UEPG.

Marcos Cezar Pomini, Universidade Estadual de Campinas

Cirurgião-Dentistas. Mestrando em Clínica Odontológica na Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Universidade Estadual de Campinas

Karine Leticia da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Cirurgiã-dentista. Mestranda em Odontologia na UEPG.

Alessandra de Souza Martins, Universidade Estadual de Campinas

Cirurgiã-dentista. Doutora em odontologia pela UEPG. Professora colaboradora do Departamento de Odontologia da UEPG. 

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Publicado

27-12-2019

Como Citar

Fadel, C. B., Campagnoli, E. B., Pomini, M. C., Silva, K. L. da, & Martins, A. de S. (2019). Reorientação do estágio de Odontologia no SUS subsidiada pela criticidade de preceptores. Revista Da ABENO, 19(4), 2–12. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.765

Edição

Seção

Artigos