Iniciação científica, vivências acadêmicas e rendimento de graduandos em Odontologia e Medicina

Autores

  • Clara Letícia da Costa Carvalho Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, SP, Brasil
  • Gabriela Victorelli Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas FCM-UNICAMP.
  • Rui Barbosa de Brito Junior Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Almenara de Souza Fonseca Silva Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Luciane Zanin Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Flávia Martão Flório Faculdade São Leopoldo Mandic

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.837

Palavras-chave:

Pesquisa Científica. Rendimento Escolar. Formação Profissional.

Resumo

O Programa de Iniciação Cientifica (PIC) busca despertar a vocação e estimular o desenvolvimento do pensamento científico em graduandos, tendo sido identificado previamente que a participação no PIC institucional apresentou impacto positivo no coeficiente de rendimento (CR) de estudantes de Odontologia, o que não ocorreu com os de Medicina. Desta forma, desenvolveu-se o presente estudo observacional, que visa avaliar aspectos pessoais, contextuais e vocacionais das vivências acadêmicas que possam ter influenciado este achado. Participaram 123 alunos PIC, sendo 74 (60,2%) do curso de Odontologia (O) e 49 (39,9%) do curso de Medicina (M). A versão reduzida do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r com 54 questões e resposta em escala do tipo Likert) foi aplicada. Os dados foram tabulados e analisados utilizando-se o teste t de Student (α=5%). Os principais resultados apontaram que as dimensões carreira, estudo e institucional diferiram entre os grupos, com maiores pontuações médias para estudantes do curso de Medicina na dimensão carreira (M=4,1±0,6; O=3,8±0,4). Para os do curso de Odontologia, maiores pontuações médias foram observadas nas dimensões estudo (M=3,6±0,5; O=3,9±0,7) e institucional (M=3,7±0,2; O=4,1±0,2). Não houve diferença entre os cursos considerando as dimensões pessoal e interpessoal e o QVAr geral. Conclui-se que vivências acadêmicas diferenciadas podem ter influenciado o antagônico impacto do PIC no CR dos estudantes de Odontologia e Medicina.

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Biografia do Autor

Clara Letícia da Costa Carvalho, Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, SP, Brasil

Aluna de graduação em Odontologia

Gabriela Victorelli, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas FCM-UNICAMP.

Doutoranda no programa de Clinica Médica, área de concentração Ensino em Saúde

Rui Barbosa de Brito Junior, Faculdade São Leopoldo Mandic

Professor na área de Histologia, curso de Odontologia e de Medicina

Almenara de Souza Fonseca Silva, Faculdade São Leopoldo Mandic

Professora do curso de graduação em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic

Luciane Zanin, Faculdade São Leopoldo Mandic

Professora do curso de graduação e pós graduação em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic

Flávia Martão Flório, Faculdade São Leopoldo Mandic

Professora do curso de graduação e pós graduação em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic

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Publicado

27-12-2019

Como Citar

Carvalho, C. L. da C., Victorelli, G., Brito Junior, R. B. de, Silva, A. de S. F., Zanin, L., & Flório, F. M. (2019). Iniciação científica, vivências acadêmicas e rendimento de graduandos em Odontologia e Medicina. Revista Da ABENO, 19(4), 13–21. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.837

Edição

Seção

Artigos