Metodologias ativas como estratégia pedagógica para promoção do ensino-aprendizagem em Odontologia: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.865

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizado. Odontologia.

Resumo

Ao longo da história, o ensino e o aprendizado nos Cursos de Odontologia no Brasil vem sendo exercidos com ênfase no desenvolvimento de conhecimentos científicos e habilidades técnicas que são indispensáveis para a profissão. Porém, considerando-se as atuais necessidades apresentadas pela sociedade moderna, a importância em propiciar ao estudante de graduação em Odontologia uma formação integral, holística e baseada em competências, que vão além do tecnicismo, torna-se emergente. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência da utilização de metodologias ativas, com atividades lúdicas, como estratégia pedagógica para a promoção do ensino-aprendizagem, baseada em competências, na disciplina de Estomatologia, do Curso de Odontologia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. De acordo com os relatos apresentados pelos estudantes desta disciplina, conclui-se que as metodologias ativas podem ser utilizadas como estratégia pedagógica complementar para o ensino e aprendizagem em Odontologia.

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Biografia do Autor

Soraya de Azambuja Berti Couto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Ciências da Vida, Curso de Odontologia.

Paulo Henrique Couto Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Ciências da Vida, Curso de Odontologia.

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Publicado

10-09-2019

Como Citar

Couto, S. de A. B., & Couto Souza, P. H. (2019). Metodologias ativas como estratégia pedagógica para promoção do ensino-aprendizagem em Odontologia: relato de experiência. Revista Da ABENO, 19(2), 91–100. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.865

Edição

Seção

Artigos