Metodologias ativas como estratégia pedagógica para promoção do ensino-aprendizagem em Odontologia: relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.865

Palabras clave:

Ensino. Aprendizado. Odontologia.

Resumen

Ao longo da história, o ensino e o aprendizado nos Cursos de Odontologia no Brasil vem sendo exercidos com ênfase no desenvolvimento de conhecimentos científicos e habilidades técnicas que são indispensáveis para a profissão. Porém, considerando-se as atuais necessidades apresentadas pela sociedade moderna, a importância em propiciar ao estudante de graduação em Odontologia uma formação integral, holística e baseada em competências, que vão além do tecnicismo, torna-se emergente. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência da utilização de metodologias ativas, com atividades lúdicas, como estratégia pedagógica para a promoção do ensino-aprendizagem, baseada em competências, na disciplina de Estomatologia, do Curso de Odontologia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. De acordo com os relatos apresentados pelos estudantes desta disciplina, conclui-se que as metodologias ativas podem ser utilizadas como estratégia pedagógica complementar para o ensino e aprendizagem em Odontologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Soraya de Azambuja Berti Couto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Ciências da Vida, Curso de Odontologia.

Paulo Henrique Couto Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Ciências da Vida, Curso de Odontologia.

Citas

Valente, JA. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar 2014; Edição especial (4):79-97.

Araújo, IS; Mazur, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Cad Bras Ens Fís. 2013; 30(2):362-84.

Morán, J. Mudando a educação com metodologias ativas. 2015 Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiá-ticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II.

Prince, M. Does active learning work? A review of research. J Engr Education. 2004; 93(3):223-31.

Competencies for the New General Dentist (As approved by the 2008 ADEA House of Delegates). J Dent Educ 2011, 75(7), 932-935.

Spricigo, CB. Estudo de caso como abordagem de ensino. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2014. [Acesso em 20 dez. 2018]. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/ 2017/10/estudo-de-caso-como-abordagem-de-ensino.pdf

Rocha, EF. Metodologias ativas: um desafio além das quatro paredes da sala de aula. 2012. [Acesso em 20 dez. 2018]. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/ Metodologias_Ativas_alem_da_sala_de_aula_Enilton_Rocha.pdf

Dahms, ML. Problem based learning in engineering education. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2018. [Acesso em 20 dez. 2018]. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/ 2017/10/artigo-pbl.pdf

Almeida, ECS; Venúscolo, DMS; Júnior, WM. A conformação da Odontologia enquanto profissão: uma revisão bibliográfica. RBO. 2002; 59(6):370-3.

Saliba, NA; Moimaz, SA; Garbin, CA; Diniz, DG. Dentistry in Brazil: its history and cirrent trends. J Dent Educ. 2009; 73(2):225-31.

Scavuzzi, AIF; Gouveia, CVD; Carcereri, DL; Veeck, EB; Ranali, J; Costa, LJ; Morita, MC; Araújo, ME. Rev ABENO. 2015; 15(3):109-13.

Queiroz, MG; Dourado, LF. Ensino da Odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960. Histo Ciênc Saúde. Manguinhos. 2009; 16(4):1011-26.

Veiga, IPA (Org). Técnicas de ensino: por que não? 21ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

Kibble, JD; Bellew, C; Asmar, A; Barkley, L. Team-based learning in large enrollment classes. Adv Physiol Educ. 2016; 40: 435-42.

William, D; Hendricson, WD; Cohen PA. Future directions in dental school curriculum, teaching, and learning. American Association of Dental Schools. 75th Anniversary Summit Conference, p. 1-25.

Publicado

10-09-2019

Cómo citar

Couto, S. de A. B., & Couto Souza, P. H. (2019). Metodologias ativas como estratégia pedagógica para promoção do ensino-aprendizagem em Odontologia: relato de experiência. Revista Da ABENO, 19(2), 91–100. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.865

Número

Sección

Artículo