Percepção de estudantes de graduação sobre a importância da disciplina Odontologia para pacientes com necessidades especiais

Autores

  • Tamires Daiane da Silva Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo
  • Natalia Garcia Santaella Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo
  • Raquel D'Aquino Garcia Caminha
  • Paulo Sérgio da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.907

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência. Assistência Odontológica para Doentes Crônicos. Odontologia. Educação em Odontologia. Estudantes de Odontologia.

Resumo

Pessoas com necessidades especiais (PNE) representam 10% da população mundial e suas particularidades, somadas à falta de conhecimentos teóricos e experiência clínica, fazem com que os cirurgiões-dentistas se sintam inaptos para atendê-los. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi identificar a importância percebida pelos estudantes de Odontologia sobre a disciplina Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE). Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e qualitativo, que realizou a coleta de dados por meio de questionários aplicados a 29 estudantes ao final da disciplina optativa de OPNE da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Os estudantes reconhecem que a ausência de contato com PNE durante o curso acarretará insegurança profissional para realizar o atendimento odontológico desses pacientes, dificultando assim o acesso a saúde bucal desta população.  A disciplina de OPNE, neste estudo, possibilitou ao estudante de aprender, conviver e realizar atendimento odontológico adequado e humanizado ao PNE.

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Publicado

22-04-2020

Como Citar

Silva, T. D. da, Santaella, N. G., Caminha, R. D. G., & Santos, P. S. da S. (2020). Percepção de estudantes de graduação sobre a importância da disciplina Odontologia para pacientes com necessidades especiais. Revista Da ABENO, 20(1), 26–32. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.907

Edição

Seção

Artigos