Percepção de estudantes de graduação sobre a importância da disciplina Odontologia para pacientes com necessidades especiais
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.907Palabras clave:
Pessoas com Deficiência. Assistência Odontológica para Doentes Crônicos. Odontologia. Educação em Odontologia. Estudantes de Odontologia.Resumen
Pessoas com necessidades especiais (PNE) representam 10% da população mundial e suas particularidades, somadas à falta de conhecimentos teóricos e experiência clínica, fazem com que os cirurgiões-dentistas se sintam inaptos para atendê-los. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi identificar a importância percebida pelos estudantes de Odontologia sobre a disciplina Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE). Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e qualitativo, que realizou a coleta de dados por meio de questionários aplicados a 29 estudantes ao final da disciplina optativa de OPNE da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Os estudantes reconhecem que a ausência de contato com PNE durante o curso acarretará insegurança profissional para realizar o atendimento odontológico desses pacientes, dificultando assim o acesso a saúde bucal desta população. A disciplina de OPNE, neste estudo, possibilitou ao estudante de aprender, conviver e realizar atendimento odontológico adequado e humanizado ao PNE.
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