Estratégia educacional sobre anomalias craniofaciais para cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde

fase de desenho do Modelo ADDIE

Autores

  • Edilma da Cruz Cavalcante Secretaria de Saúde do Recife (SESAU - Recife)
  • Cínthia Ferreira Alves Secretaria de Saúde do Recife (SESAU - Recife)
  • Erivelton Pinto Coutinho Secretaria de Saúde do Recife (SESAU - Recife)
  • Liliane Elise Souza Neves Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP
  • Manoela Almeida Santos da Figueira Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP
  • Amanda Almeida de Oliveira Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP
  • Rui Manuel Rodrigues Pereira Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1003

Palavras-chave:

Estudos de Validação, Anomalias Craniofaciais, Educação Permanente, Currículo, Docentes de Odontologia.

Resumo

A formação dos profissionais para o Sistema Único de Saúde ainda é uma preocupação de gestores, instituições de ensino e profissionais, sendo as estratégias de Educação Permanente um recurso para aprimorar a prática profissional. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar a validação de conteúdos e competências na área de anomalias craniofaciais para o desenvolvimento de um curso no modelo ADDIE (análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação), na modalidade ensino a distância, para os cirurgiões-dentistas (CD) da Atenção Primária à Saúde (APS). A amostra foi composta por 16 especialistas da equipe multiprofissional de três centros de referência no tratamento das anomalias craniofaciais e utilizou-se o método Delphi para atingir o consenso entre eles. Na análise das respostas, utilizou-se a média, mínima e máxima, como também o percentual de concordância com base no agrupamento das respostas em escala Likert. Após a terceira rodada do Delphi, com 90 a 100% de concordância, os especialistas elencaram 10 conteúdos gerais e 6 específicos, 9 competências gerais e 9 específicas. O desenho do curso sobre anomalias craniofaciais para CD da APS foi obtido por meio da validação de conteúdos e competências por especialistas da área.

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Biografia do Autor

Edilma da Cruz Cavalcante, Secretaria de Saúde do Recife (SESAU - Recife)

Cirurgiã-dentista e Residente em Odontologia em Saúde Coletiva pela SESAU - Recife

Cínthia Ferreira Alves, Secretaria de Saúde do Recife (SESAU - Recife)

Cirurgiã-dentista e Residente em Odontologia em Saúde Coletiva pela SESAU - Recife

Erivelton Pinto Coutinho, Secretaria de Saúde do Recife (SESAU - Recife)

Cirurgião-dentista e Residente em Odontologia em Saúde Coletiva pela SESAU - Recife

Liliane Elise Souza Neves, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Fonoaudióloga do IMIP e Mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Manoela Almeida Santos da Figueira, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Cirurgiã-dentista ortodontista do IMIP e Doutora em Odontologia pela UFPE

Amanda Almeida de Oliveira, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Fonoaudióloga do IMIP e Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Rui Manuel Rodrigues Pereira, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Médico cirurgião plástico do IMIP e Doutor em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Cavalcante, E. da C., Alves, C. F., Coutinho, E. P., Neves, L. E. S., Figueira, M. A. S. da, Oliveira, A. A. de, & Pereira, R. M. R. (2021). Estratégia educacional sobre anomalias craniofaciais para cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde: fase de desenho do Modelo ADDIE. Revista Da ABENO, 21(1), 1003. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1003

Edição

Seção

Artigos