Processo de mentoring

análise da percepção do estudante da disciplina de Gestão e Planejamento em Odontologia da FOUSP

Autores

  • Gabriela Cauduro da Rosa Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-2845-6926
  • Gustavo Hermes Soares Universidade de São Paulo
  • Adrielly Garcia Ortiz Universidade de São Paulo
  • Fernanda Campos de Almeida Carrer Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Ercilia Araújo Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Gabriela Haye Biazevic Universidade de São Paulo (USP)
  • Edgard Michel-Crosato Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1043

Palavras-chave:

Tutoria, Educação, Educação em odontologia, Estudantes de Odontologia.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi analisar a percepção dos estudantes de graduação do último ano do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) em relação ao processo de mentoring. A amostra foi de 122 estudantes que estavam matriculados na disciplina de Gestão e Planejamento da FOUSP, os quais foram divididos em grupos de 8 integrantes e, durante o semestre, as reuniões de tutoria eram realizadas pelos pós-graduandos, para debater questões pessoais e profissionais. Ao final do semestre os estudantes responderam a um questionário sobre o processo de mentoring realizado e a respeito de pontos positivos e negativos da disciplina. O treinamento dos tutores foi realizado no semestre anterior, juntamente com um estudo piloto com 20 graduandos. Foi realizada uma análise de correspondência para a avaliação da disciplina com o mentoring e uma análise quantitativa textual por meio do software Iramuteq para avaliação das respostas da questão aberta. Dos estudantes incluídos, 96,7% participaram da pesquisa. Quanto à avaliação da disciplina, 55,1% dos respondentes a consideraram boa e 33,9% como ótima. Em relação ao processo de mentoring, 62,7% consideraram ótimo e 32,2% bom. Quando questionados quais eram os pontos positivos da disciplina, 48,3% dos estudantes destacaram a tutoria. Ao verificar a coocorrência e conectividade das palavras, foi constatada uma forte relação entre os termos reunião, grupo, aluno e futuro. Diante disso, é possível concluir que a percepção do aluno de graduação é positiva em relação ao processo de mentoring, no qual além de ser um processo de instrução, serve também de apoio para o aluno do último ano.

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Biografia do Autor

Gabriela Cauduro da Rosa, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Aluna de doutorado do departamento de social com área de concentração em odontologia forense e saúde coletiva

Gustavo Hermes Soares, Universidade de São Paulo

Doutorando em Odontologia Forense e Saúde Coletiva na Faculdade de odontologia da Universidade de São Paulo (USP)

Adrielly Garcia Ortiz, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Odontologia Forense e Saúde Coletiva na Faculdade de odontologia da Universidade de São Paulo (USP)

Fernanda Campos de Almeida Carrer, Universidade de São Paulo (USP)

Professora do departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP)

Maria Ercilia Araújo, Universidade de São Paulo (USP)

Professora do departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP)

Maria Gabriela Haye Biazevic, Universidade de São Paulo (USP)

Professora do departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP)

Edgard Michel-Crosato, Universidade de São Paulo (USP)

Professor do departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Rosa, G. C. da, Soares, G. H., Ortiz, A. G., Carrer, F. C. de A., Araújo, M. E., Biazevic, M. G. H., & Michel-Crosato, E. (2021). Processo de mentoring: análise da percepção do estudante da disciplina de Gestão e Planejamento em Odontologia da FOUSP. Revista Da ABENO, 21(1), 1043. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1043

Edição

Seção

Artigos