Processo de mentoring
análise da percepção do estudante da disciplina de Gestão e Planejamento em Odontologia da FOUSP
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1043Palavras-chave:
Tutoria, Educação, Educação em odontologia, Estudantes de Odontologia.Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi analisar a percepção dos estudantes de graduação do último ano do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) em relação ao processo de mentoring. A amostra foi de 122 estudantes que estavam matriculados na disciplina de Gestão e Planejamento da FOUSP, os quais foram divididos em grupos de 8 integrantes e, durante o semestre, as reuniões de tutoria eram realizadas pelos pós-graduandos, para debater questões pessoais e profissionais. Ao final do semestre os estudantes responderam a um questionário sobre o processo de mentoring realizado e a respeito de pontos positivos e negativos da disciplina. O treinamento dos tutores foi realizado no semestre anterior, juntamente com um estudo piloto com 20 graduandos. Foi realizada uma análise de correspondência para a avaliação da disciplina com o mentoring e uma análise quantitativa textual por meio do software Iramuteq para avaliação das respostas da questão aberta. Dos estudantes incluídos, 96,7% participaram da pesquisa. Quanto à avaliação da disciplina, 55,1% dos respondentes a consideraram boa e 33,9% como ótima. Em relação ao processo de mentoring, 62,7% consideraram ótimo e 32,2% bom. Quando questionados quais eram os pontos positivos da disciplina, 48,3% dos estudantes destacaram a tutoria. Ao verificar a coocorrência e conectividade das palavras, foi constatada uma forte relação entre os termos reunião, grupo, aluno e futuro. Diante disso, é possível concluir que a percepção do aluno de graduação é positiva em relação ao processo de mentoring, no qual além de ser um processo de instrução, serve também de apoio para o aluno do último ano.
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