Curricular structure of Mercosur countries’ Dentistry undergraduate programs
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1199Keywords:
Curriculum, Education, Dental, Education, Higher, Evaluation Studies, Mercosur.Abstract
This study analyzes the curricular organization of the Dentistry Courses in Mercosur member countries, based on the essential contents’ grouping structure, established by the Resolution CNE / CES n. 3 of February 19, 2002. The programs’ selection was carried out from existing data of the government agencies of the different countries studied, and in the Universia database. The sample consisted of the curricula of these programs obtained in the websites of their respective institutions, comprising 141 Brazilian programs, 8 Argentinian, 2 Paraguayan, and 2 Uruguayan. The hourly loads of the disciplines of the curricular matrices of these courses were added, according to the Article 6 of the “Diretrizes Curriculares Nacionais” (DCN - Brazilian National Curricular Guidelines), which is subdivided into Biological and Health Sciences, Human and Social Sciences, and Dental Sciences. Descriptive statistics were used to analyze the data. The software used for statistical analysis was SPSS version 22.0. The analysis of the results leads to the conclusion that there is currently a similarity in the countries’ curricular structure. Eventual adjustments should be made to achieve a regional professional profile, to establish in the future a strategy of "training for integration" that allows the free passage of Dentistry graduates in Mercosur Member States.
Downloads
References
(1) Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002 [Internet]. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 10, 2002 [Acesso em 2 set 2021]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/ pdf/CES032002.pdf.
(2) Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 21 de junho de 2021 [Internet]. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, ed. 115, p. 77, 2021 [Acesso em 2 set 2021]. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-3-de-21-de-junho-de-2021-327321299.
(3) Andrés A. A educação superior no setor educacional do MERCOSUL. Brasília, DF, Câmara dos Deputados, Consultoria Legislativa; 2010.
(4) Brandão M. Brandão M. Países firmam acordo e diplomas de graduação valem em todo o Mercosul [Internet]. Agência Brasil, Brasília, DF; 2018 [Acesso em 2 set 2021]. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc. com.br/internacional/noticia/2018-12/paises -firmam-acordo-e-diplomas-de-graduacao-valem-em-todo-o-mercosul.
(5) Mercosul. Conselho do Mercado Comum. Acordo sobre residência para nacionais dos estados partes do Mercosul. Brasília, DF, Brasil. 2002.
(6) Mercosul. Conselho do Mercado Comum. Acordo de admissão de títulos e graus universitários para o exercício de atividades acadêmicas nos estados partes do Mercosul. Assunção, República do Paraguai. 1999.
(7) Mercosul. Conselho do Mercado Comum. Decisão nº 17 de 30 de junho de 2008. Acordo sobre a criação e a implementação de um sistema de credenciamento de cursos de graduação para o reconhecimento regional da qualidade acadêmica dos respectivos diplomados no Mercosul e Estados associados. San Miguel de Tucumán, República Argentina. 2008.
(8) Recalde TSF, Abente SG. Regulamentação del ejercício professional en Medicina y Odontologia em Paraguay: uma necesidad de salud pública. Rev Bras Odontol Leg. 2018;5(3):44-51.
(9) Rivarola D. La Universidad Paraguaya, hoy. Avaliação (Campinas) 2018;13(2):533-78.
(10) Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 2, de 18 de junho de 2007 [Internet]. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, 2007 [Acesso em 2 set 2021]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/rces002_07.pdf.
(11) Sáens FI. Odontologia: la última profesión liberal. UNR Journal. 2009;2(1):437-547. [Acesso em 2 set 2021]. Disponível em: http://www.e-universitas.edu.ar/index.php/ journal/article/view/28/52.
(12) Ferreira NP, Ferreira AP, Freire MCM. Mercado de trabalho na Odontologia: contextualização e perspectivas [Internet]. Rev Odontol UNESP. 2013;42(4):304-9.
(13) Angar K, Busato ALS, Binotto ACC, Júnior ANS, Hernandez PAG. Os conteúdos de cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais na formação do cirurgião-dentista generalista. Ponta Grossa: Editora Atena; 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista da ABENO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).