Estrutura curricular dos cursos de graduação em Odontologia nos países constituintes do Mercosul

Autores/as

  • Karine Angar Universidade da Serra Gaúcha
  • Adair Luiz Stefanello Busato Curso de Odontologia, Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas
  • Rubem Beraldo dos Santos Curso de Odontologia, Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas
  • Ivana Ardenghi Vargas Curso de Odontologia, Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas
  • Ricardo Prates Macedo Curso de Odontologia, Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas
  • Pedro Antonio González Hernández Curso de Odontologia, Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1199

Palabras clave:

Currículo, Educação em Odontologia, Ensino Superior, Estudos de Avaliação, Mercosul.

Resumen

Este estudo objetivou analisar a organização curricular dos cursos de graduação em Odontologia nos países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul), tendo como base a estrutura de agrupamento de conteúdos essenciais estabelecida pela Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002 e ratificada pela Resolução nº3, de 21 de junho de 2021. A seleção de cursos foi realizada a partir de dados existentes em órgãos governamentais dos diferentes países identificados como universo de estudo, assim como na base de dados Universia. A amostra foi constituída pelos currículos desses cursos obtidos nos sites de suas respectivas instituições, sendo 141 cursos incluídos no Brasil, 8 na Argentina, 2 no Paraguai e 2 no Uruguai. As cargas horárias das disciplinas constituintes das matrizes curriculares destes cursos foram somadas, de acordo com o Artigo 6° das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) Brasileiras, sendo este subdividido em Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Odontológicas. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. A análise dos resultados permite concluir que há similaridade, atual, de estrutura curricular, com algumas características a serem salientadas como a maior carga-horária exigida no Paraguai e a menor, no Brasil. Outros estudos relacionados com a temática, utilizando outras formas de coleta de dados e percursos metodológicos, são imprescindíveis para que se possa avaliar possibilidades de aproximação e trânsito livre de egressos, visando um perfil profissiográfico regional, que favoreça a possibilidade de, no futuro, estabelecer uma estratégia de “formação para a integração” nos Estados Partes do Mercosul.

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Biografía del autor/a

Karine Angar, Universidade da Serra Gaúcha

Doutora em Odontologia, ULBRA - Canoas/RS

Adair Luiz Stefanello Busato, Curso de Odontologia, Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas

Doutor, Universidade de São Paulo; Professor titular da ULBRA - Canoas/RS

Rubem Beraldo dos Santos, Curso de Odontologia, Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas

Doutor em Odontologia (Estomatologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Professor adjunto da ULBRA - Canoas/RS

Ivana Ardenghi Vargas, Curso de Odontologia, Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas

Doutora em Odontologia - ULBRA - Canoas/RS; Professora da ULBRA - Canoas/RS

Ricardo Prates Macedo, Curso de Odontologia, Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas

Doutorado em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Professor titular da ULBRA - Canoas/RS

Pedro Antonio González Hernández, Curso de Odontologia, Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas

Doutorado em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Professor adjunto do Curso de Graduação em Odontologia da ULBRA - Canoas/RS  

Citas

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Publicado

24-12-2021

Cómo citar

Angar, K., Busato, A. L. S., Santos, R. B. dos, Vargas, I. A., Macedo, R. P., & González Hernández, P. A. (2021). Estrutura curricular dos cursos de graduação em Odontologia nos países constituintes do Mercosul. Revista Da ABENO, 21(1), 1199. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1199

Número

Sección

Artículo