Estrutura curricular dos cursos de graduação em Odontologia nos países constituintes do Mercosul
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1199Palabras clave:
Currículo, Educação em Odontologia, Ensino Superior, Estudos de Avaliação, Mercosul.Resumen
Este estudo objetivou analisar a organização curricular dos cursos de graduação em Odontologia nos países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul), tendo como base a estrutura de agrupamento de conteúdos essenciais estabelecida pela Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002 e ratificada pela Resolução nº3, de 21 de junho de 2021. A seleção de cursos foi realizada a partir de dados existentes em órgãos governamentais dos diferentes países identificados como universo de estudo, assim como na base de dados Universia. A amostra foi constituída pelos currículos desses cursos obtidos nos sites de suas respectivas instituições, sendo 141 cursos incluídos no Brasil, 8 na Argentina, 2 no Paraguai e 2 no Uruguai. As cargas horárias das disciplinas constituintes das matrizes curriculares destes cursos foram somadas, de acordo com o Artigo 6° das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) Brasileiras, sendo este subdividido em Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Odontológicas. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. A análise dos resultados permite concluir que há similaridade, atual, de estrutura curricular, com algumas características a serem salientadas como a maior carga-horária exigida no Paraguai e a menor, no Brasil. Outros estudos relacionados com a temática, utilizando outras formas de coleta de dados e percursos metodológicos, são imprescindíveis para que se possa avaliar possibilidades de aproximação e trânsito livre de egressos, visando um perfil profissiográfico regional, que favoreça a possibilidade de, no futuro, estabelecer uma estratégia de “formação para a integração” nos Estados Partes do Mercosul.
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