Desafios da monitoria acadêmica de Estomatologia frente à pandemia COVID-19

relato de experiência

Autores

  • Gabrielle Vieira dos Santos Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ https://orcid.org/0000-0001-6858-4741
  • Jullyene Gomes Ferreira Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
  • Maria Cristina Tavares de Medeiros Honorato Hospital Universitário Lauro Wanderley – UFPB
  • Laudenice de Lucena Pereira Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1221

Palavras-chave:

Odontologia, COVID-19, Estudantes.

Resumo

O presente artigo possui caráter descritivo e tem como objetivo relatar a experiência da monitoria na disciplina de Estomatologia, desenvolvida no curso de graduação em Odontologia do [texto ocultado], frente à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Diante do cenário pandêmico, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio da Portaria Nº 343, autorizou a utilização de recursos digitais como alternativa para a continuidade das atividades acadêmicas. Nesse contexto, a vivência do Programa de Monitoria Acadêmica ocorreu através da plataforma digital Blackboard, sendo necessário ressignificar as atividades do aluno-monitor e metodologias de ensino utilizadas, desenvolvendo habilidades inerentes à docência e contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes monitorados frente a nova realidade estabelecida pela pandemia. Conclui-se que a utilização de plataformas digitais foi fundamental para o exercício da atividade de monitoria e a continuidade do semestre letivo, possibilitando encontrar novas alternativas para o processo de educação em saúde.

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Biografia do Autor

Gabrielle Vieira dos Santos, Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

Acadêmica do curso de Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

Jullyene Gomes Ferreira, Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

Acadêmica do curso de Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

Maria Cristina Tavares de Medeiros Honorato, Hospital Universitário Lauro Wanderley – UFPB

Cirurgiã Dentista do Hospital Universitário Lauro Wanderley – UFPB 

Laudenice de Lucena Pereira, Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

Professora Titular da disciplina de Estomatologia do curso de Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Santos, G. V. dos, Ferreira, J. G., Honorato, M. C. T. de M., & Pereira, L. de L. (2021). Desafios da monitoria acadêmica de Estomatologia frente à pandemia COVID-19: relato de experiência. Revista Da ABENO, 21(1), 1221. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1221

Edição

Seção

Artigos