Desafios da monitoria acadêmica de Estomatologia frente à pandemia COVID-19

relato de experiência

Autores/as

  • Gabrielle Vieira dos Santos Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ https://orcid.org/0000-0001-6858-4741
  • Jullyene Gomes Ferreira Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
  • Maria Cristina Tavares de Medeiros Honorato Hospital Universitário Lauro Wanderley – UFPB
  • Laudenice de Lucena Pereira Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1221

Palabras clave:

Odontologia, COVID-19, Estudantes.

Resumen

O presente artigo possui caráter descritivo e tem como objetivo relatar a experiência da monitoria na disciplina de Estomatologia, desenvolvida no curso de graduação em Odontologia do [texto ocultado], frente à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Diante do cenário pandêmico, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio da Portaria Nº 343, autorizou a utilização de recursos digitais como alternativa para a continuidade das atividades acadêmicas. Nesse contexto, a vivência do Programa de Monitoria Acadêmica ocorreu através da plataforma digital Blackboard, sendo necessário ressignificar as atividades do aluno-monitor e metodologias de ensino utilizadas, desenvolvendo habilidades inerentes à docência e contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes monitorados frente a nova realidade estabelecida pela pandemia. Conclui-se que a utilização de plataformas digitais foi fundamental para o exercício da atividade de monitoria e a continuidade do semestre letivo, possibilitando encontrar novas alternativas para o processo de educação em saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabrielle Vieira dos Santos, Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

Acadêmica do curso de Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

Jullyene Gomes Ferreira, Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

Acadêmica do curso de Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

Maria Cristina Tavares de Medeiros Honorato, Hospital Universitário Lauro Wanderley – UFPB

Cirurgiã Dentista do Hospital Universitário Lauro Wanderley – UFPB 

Laudenice de Lucena Pereira, Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

Professora Titular da disciplina de Estomatologia do curso de Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ

Citas

(1) Ferreira JA, Londe LP, Miranda AF. A relevância do cirurgião-dentista na UTI: educação, prevenção e mínima intervenção. Rev Cienc Odontol. 2017;1(1):18-23.

(2) Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO nº 63/2005. Aprova a Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia. Diárioa Oficial da União. 2005 de março 19; Seção I; P 104 [Acesso em 10 ago. 2020]. Disponível em: http://cfo.org.br/wp-content/uploads/2009/10/consolidacao.pdf.

(3) Aquino SN, Martelli DR, Borges SP, Bonan PR, Martelli Júnior H. Concordância entre diagnóstico clínico e histopatológico de lesões bucais. RGO Rev Gaúcha Odontol. 2010;58(3):345-49.

(4) Marin MJ, Lima ED, PaviottiI AB, et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Rev Bras Educ Méd. 2010;34(1):13-20.

(5) Santana GS, Silva VC, Queiroz EC, Jardim JF. A utilização das tecnologias digitais como coadjuvantes nas práticas pedagógicas de monitoria do curso de odontologia: relato de experiência. Anais do XIII encontro de extensão, docência e iniciação científica (EEDIC). 2018; 5(1):1-4.

(6) Garcia LR, Jesus AB, Menezes LM, Mendonça MH. Como a pandemia pelo novo Coronavírus afetou o desenvolvimento dos discentes do 5º semestre de biomedicina de um centro universitário do Estado do Pará: Um relato de experiência. Braz J Health Rev. 2020; 3(4):8145-54.

(7) Martins LR, Codeço CF, Costa GMF, Cruz OG, Bastos LS, Villela DAM, et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad Saúde Pública. 2020; 36(3):00019620.

(8) Brasil. Ministério da Educação. Portaria n° 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União. 2020 março 18; Seção 1. P 1-39.

(9) Hodges C, Moore S, Lockee B, Trust T, Bond A. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 2020 [Acesso em 29 set. 2020]. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning.

(10) Andifes. V Pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação. Fonaprace [Internet]. 2019 [Acesso em 10 set. 2020]. Disponível em: http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-nacional-de-perfil-socioeconomico-e-cultural-dos-as-graduandos-as-das-ifes-2018/.

Publicado

24-12-2021

Cómo citar

Santos, G. V. dos, Ferreira, J. G., Honorato, M. C. T. de M., & Pereira, L. de L. (2021). Desafios da monitoria acadêmica de Estomatologia frente à pandemia COVID-19: relato de experiência. Revista Da ABENO, 21(1), 1221. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1221

Número

Sección

Artículo